Exposição em Paris: Chaïm Soutine, Order out of Chaos

novembro 29, 2012 Helô Righetto 0 Comentários

Nessa última ida a Paris com os meus pais aproveitei para visitar o Musée de l'Orangerie e ver uma exposição dedicada a Chaïm Soutine, artista que conheci há pouco tempo (em outra exposição que vi em Paris em julho desse ano).

As pinturas dele me lembram um pouco a obra de Edvard Munch, por causa do poder das pinceladas: as formas distorcidas e as cores fortes mexeram comigo, principalmente nos retratos. Engraçado como a maneira imperfeita de ele pintar alguém pode ser tão expressiva quanto um retrato que parece uma fotografia.

A exposição não é grande: são 40 telas dividas em 4 temas, sendo que 22 das telas já pertencem ao acervo do museu. Mas é sempre muito bom ver o trabalho de um artista agrupado. Sei que é maravilhoso existir tantos museus no mundo, portanto muitas possibilidades de ver de pertinho telas assinadas por mestres da pintura, mas gosto quando uma mostra reúne boa parte desse portifólio sob o mesmo teto -  me faz entender melhor o estilo e o processo de criação.

Enfim, para quem visita Paris até dia 21 de janeiro, fica aí a dica. O l'Orangerie já é lindo, e essa expo é a cereja do bolo.

Madeleine Castaing, 1929

0 comentários:

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta