Leitura: The Tunnel, Ernesto Sábato

outubro 31, 2012 Helô Righetto 9 Comentários

Tenho um livro do Ernesto Sábato que ganhei da tia do Martin, mas como está em espanhol (o idioma original, Sábato é argentino) eu sempre dou aquela arregada quando ele chega no topo da pilha. Acho que ainda não superei o trauma de levar 6 meses pra ler o Cem Anos de Solidão em espanhol - consumiu meus poucos neurônios que entendem o idioma : )

Mas enfim, achei esse outro dele e como é fininho resolvi comprar, pra me habituar ao estilo dele. Mas infelizmente, a primeira impressão não foi boa: além da tradução pro inglês ser bem fraca, a história é meio... esquisita.

O personagem, um homem preso, condenado pelo assassinato de uma mulher, resolve contar porque a matou. Mas o cara é paranóico, e a mulher cheia dos segredos, toda complicada. Os diálogos muito subjetivos, demais pra minha cabecinha.

O resultado é que o outro Sábato vai continuar no fim da minha pilha por um certo tempo, até eu esquecer o quanto não gostei desse. Aliás, só não desisti dele por que é curto e além disso eu já tinha desistido de 2 outros livros (pois é) e tava na hora de ler um até o final.

Começo um novo livro amanhã - meu primeiro Umberto Eco.

9 comentários:

  1. Pode ser que a tradução não tenha sido bacana, daquelas que cativam a gente na leitura, né? Quem sabe ele não mereça outra chance? :) Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que livro do Umberto Eco voce vai ler? Estou comecando o meu segundo (li o Nome da Rosa), o Cemiterio de Praga. O comeco eh otimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cemiterio de praga, justamente!

      Excluir
    2. Tá gostando. Eu ainda estou na página 50, mas já estou super envolvida.

      Excluir
  3. Infelizmente essa companheirada comunista latino-americana não escreve nada que se aproveite. Já tentei ler alguns e a fila é grande (Antonio Skármeta, Chico Buarque, Julio Cortazar, Castaneda, Mario Vargas Llosa, Benedetti...). São livros pobres que visam publicizar "a causa" ignorando qualquer outro modo de povoar a terra.
    Bonito blog. Parabéns. Desculpa o desabafo, mas não resisti diante do teu desalento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fique a vontade! mas tenho q dizer q gosto demais do varga llosa, demais mesmo!

      Excluir
  4. Melhor começar o Umberto Eco pelo Nome da Rosa. #ficadica (O Cemitério de Praga começa bem, mas depois fica chaaaato. Confesso que o tema não me interessava muito, talvez foi isso)

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte no seu primeiro Eco!

    ResponderExcluir
  6. Gostei, mas não está entre os meus preferidos. Eu, ao contrário, prefiro ler em espanhol.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta