Leitura: O Estrangeiro, Albert Camus
Pois é, no mesmo dia que terminei o livro do Martin Gayford sobre Lucian Freud, comecei esse, emprestado por uma amiga. Resolvi levar na viagem pois tinha a impressão de que teria bastante tempo livre. Mas não imaginava que terminaria tão rápido: menos de 24 horas.O livro é curto e muito bom de ler: claro, detalhes na medida certa, tudo se encaixa. Trata-se da história de um homem comum, que poderia ser qualquer um de nós, mas que já perdeu a empolgação com a vida. Ele não acha nada ruim mas também não adora nada (sei que essa é uma explicação meia boca, mas não vou contar toda a história aqui né?). Enfim, ele vai levando.
Por se envolver em uma briga arranjada por um vizinho, ele acaba matando um homem, e o foco da história é seu julgamento. E aí que fica bom, já que o autor consegue fazer que você torça por ele, devido ao absurdo da situação: no fim das contas, o que é julgado é como ele leva a vida e não o crime cometido. Muito bom! Alguém aí já leu alguma coisa desse autor e pode recomendar?
Olá. Recomendo muito A PESTE. É sobre como a vida pode ser absurda e pouco podemos fazer pra mudar o estado das coisas. A temática não é muito diferente do Estrangeiro, mas num nível mais coletivo. Gosto muito do Camus e considero esses seus melhores livros. Abs!
ResponderExcluir"O Estrangeiro" foi o primeiro livro em francês que eu li e adorei. A forma de narrar a história é simples, com frases nada complexas e sem rodeios, assim como o personagem, que é alguém sem muitas palavras. Outro que li do Camus que recomendo é "A Peste", muito bom também!
ResponderExcluirEste livro e realmente fantastico. Vc. pode ler dele também A Peste , que é muito bom. PA
ResponderExcluirAdoro O Estrangeiro! (tem até uma música do The Cure, Killing an Arab, que fala de uma passagem do livro)
ResponderExcluirMais um voto para A Peste.
eu adorei O estrangeiro, mas , ao contrário da galera aí em cima, achei A Peste um saco.
ResponderExcluirAdorei também, um clássico!
ResponderExcluirbjs, sis
Recomendo "O Mito de Sísifo". É muito bom.
ResponderExcluir