Exposição em Paris: La collection Jonas Netter - Modigliani, Soutine - Et L'Aventure de Montparnasse

julho 12, 2012 Helô Righetto 10 Comentários

Graças a dica da Marcie, que tinha ido a Paris poucas semanas antes, comprei ingressos para ver essa exposição que está em cartaz na Pinacoteca (Pinacothèque de Paris) até o começo de setembro. Apesar de ser uma coletiva, não há como negar que a gente vai mesmo pra ver as obras do Modigliani - quem não conhece seus personagens de pescoço e rosto longilíneo, e os olhos "vazios" que dão até medo?


Mas a mostra foi muito além das minhas expectativas: além dos Modiglianis, tinha muita, mas muita coisa boa. A coleção de telas faz parte da coleção Jonas Netter, um amante da artes que foi um dos responsáveis por colocar o nome de Modigliani no mapa. Ele também descobriu e colecionou obras de diversos outros artistas, pelo menos 26 foram representados na exposição, alguns com mais de 10 obras. Ou seja, tinha muita coisa.

Apesar do site da Pinacoteca ter versão em inglês, toda as informações dentro da sala de exposição estavam em francês, até o catálogo (que eu trouxe um exemplar pra casa apesar da barreira linguística), então posso ter perdido muitos detalhes. Mas pelo que vi, a coleção data da primeira metade do século 20, mais precisamente entre 1910 e 1930.

Gostei de conhecer o trabalho de artistas que jamais tinha ouvido falar, como Suzanne Valadon e Chaïm Soutine que, junto com Modigliani, empresta o nome para a exposicão. Foi ótimo saber mais um pouco sobre a época que ultimamente é a minha preferida em história da arte. Pra quem gosta de Pós Impressionismo, Expressionismo e Fauvismo é um prato cheio.

Meus preferidos, como sempre, são os retratos. Achei alguns deles com boa resolução na internet, mas a vontade era escanear o catálogo todo pra colocar aqui.

Fillette en bleu  (1918) Amadeo Modigliani
La Femme en vert (1919) Chaïm Soutine

La Fillette à la robe rose (1928) Chaïm Soutine
Nu se coiffant (1916) Suzanne Valadon

10 comentários:

  1. Que bacana Helô, eu gosto de exposições de coleções porque seguem uma linha (as vezes tortuosa) do gosto do colecionador, contexto da época. Como dia, aqui na nossa National Gallery de DC tem uma exposição permanente (?) com varias pinturas da coleção Chester Dale onde tem muita pintura francesa do seculo XIX, XX, Picassos, aquele Van Gogh que a Claudinha postou outro dia com o Dylan e varios Modiglianis dessa época e também Soutine. beijocas. Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ana, tem taaaanto museu no mundo pra eu conhecer ainda.... arte é uma das coisas que mais me emocionam!

      Excluir
  2. Gostei muito do texto :) E vou essa semana ver a exposição.

    Lembrarei de vc.... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, depois me conta o que vc achou, até pq como eu disse perdi os detalhes por causa das explicações em frances : (

      Excluir
  3. Coincidência, no finde passado fui numa exposição no Masp sobre o Modigliani, tinha quadros dele, de pessoas que os influenciaram, fotos e cartas da época e um vídeo contando a vida dele. Bem legal! Aqui o link:

    http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=111&periodo_menu=cartaz

    Realmente os retratos deles são lindos e bem marcantes pelos rostos alongados. Na exposição descobri que o que ele queria ser era escultor! Ele fazia vários bustos com rostos alongados, inspirado na arte africana. Depois, por causa da saúde fraca, ele desistiu da escultura e passou a se dedicar à pintura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que demais! vc comprou o catálogo da exposição?

      Excluir
    2. Não pude comprar porque a loja do Masp já estava fechada quando saí da exposição :(

      Excluir
  4. Oi Helô

    Coincidência: Aqui no MASP está tendo uma exposição moooito boa de Modigliani, eu adorei conhecê-lo (embora eu, pessoalmente, não saiba dizer qual é a escola dele). Ele tem um jeito próprio de desenhar, não se encaixa em nenhum movimento da época!
    No MASP tem até algumas esculturas.

    Vc viu que trágica que é a história da vida dele?

    Beijinhos

    Delma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vi Delma, é realmente uma pena que ele tenha morrido tão novo e da maneira que morreu. Parece que grandes artsitas tem sempre uma trágica história de vida né?

      Excluir
  5. Básica... mas boa! Abraço. Gosto muito. Bom gosto!
    O falcão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta