Londres 2012: evento teste no parque olímpico
trilha sonora para esse post : Dive, Steven Curtis Chapman***
Já contei aqui da minha frustração em não conseguir todos os ingressos que queria para as Olimpíadas (ainda não desisti), principalmente para as provas de natação só pra ver
Mas como não tem cão caça com gato, ficamos sabendo dos eventos teste que estão acontecendo em várias das arenas olímpicas justamente para testá-las: semana passada foi no ciclismo no velódromo (minha arena olímpica favorita, linda demais) e essa semana foi a vez do centro aquático, mais especificamente da área para saltos ornamentais (as piscinas são lado a lado). O bacana é que esses eventos não são meros "jogos amistosos", são campeonatos reais. O que vimos por exemplo fazia parte do mundial de saltos ornamentais. Legal né?
Pra quem está Londres vale ficar bem atento, pois todos esses eventos não estão sendo muito divulgados, sei lá porque. Quando descobrimos, já era tarde demais pra comprar ingressos pro evento teste de natação - esgotados! Aqui o link para mais informações http://www.londonpreparesseries.com/
Mas voltando ao nosso sábado a tarde: nossos ingressos eram para as eliminatórias do salto sincrinizado feminino de 3 metros, que começava as 2 da tarde com duração de uma hora. Mas os portões abriam as 12:30, resolvemos então ir cedo para "absorver" a emoção de visitar o parque olímpico. Valeu a pena, pois não apenas conseguimos lugares fantásticos lá dentro como também os atletas estavam aquecendo. Todos os atletas, em todas as plataformas! Saca só:
No vídeo abaixo, tem um atleta saltando do plataforma de 15 metros, me dá vertigem só de olhar:
As 2 em ponto, começou a competição. Eram 15 duplas disputando 12 vagas para a final, que aconteceram ontem mesmo, só que mais tarde. Foram 5 rodadas, e a cada rodada o nível de dificuldade aumentava. O vídeo abaixo mostra o primeiro salto das chinesas, que dominaram as eliminatórias, terminando em primeiro.
Aqui, as meninas da Grã Bretanha, que apesar da torcida e de terem se classificado pra final, não foram muito bem (terminaram lá pelo décimo lugar):
Gostei que acabamos aprendendo um pouquinho sobre a modalidade. Por exemplo, o tipo do salto (que é previamente anunciado, o time não pode alterar o salto depois de entregar a lista do que vai fazer para os juízes). Aqui, as meninas da Ucrânia fazem um "Back 2 1/2 Somersault Pike", ou seja, ela dão 2 giros e meio de 360graus para trás, com as pernas esticadas (se as pernas estivessem dobradas junto ao peito, seria Tuck em vez de Pike):
Fiquei muito emocionada, sei que pode não fazer sentido para quem não é tão chegado em esportes e principalmente competições, mas pra mim as Olimpíadas são um sonho, e desde que me mudei pra cá estou ansiosamente esperando esse evento! Quando as atletas entraram e foram anunciados os nomes e países, precisei engolir o choro.
Fora que ver a piscina da natação assim de pertinho... é demais!!
E né, vale lembrar que o centro aquático é mais uma obra prima da maravilhosa Zaha Hadid, de quem sou fã assumida. A construção por fora é tão linda quanto por dentro, com seu teto em formato orgânico, que lembra uma onda do mar e também o corpo de uma arraia. Não tivemos muito acesso ao entorno do prédio, mas estou certa de que voltarei lá muito em breve!
atrás do centro aquático, havia um estádio olímpico! |
12 comentários:
Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta