Leitura: Pride and Prejudice, Jane Austen

agosto 21, 2011 Helô Righetto 10 Comentários

"It is a truth universally acknowledged, that a single man in possession of a good fortune must be in want of a wife." 

Nunca é tarde para começar a ler Jane Austen, e que melhor ocasião do que quando se mora na Inglaterra? Contei há um tempo atrás que fiz a festa em uma livraria que estava em promoção de clássicos, e dos seis livros que eu comprei, três foram dela. Resolvi começar pelo famoso Orgulho e Preconceito, até porque queria muito ver o filme depois (mas resolvi que vou ver a série que a BBC produziu nos anos 90, a qual levou Colin Firth para a fama).

Gente, amei o livro!!! Muito, mas muito bom! Tudo bem que o começo foi mais devagar, pra eu ir acostumando com a linguagem super formal da época (século 18), mas é incrível que a história continua contemporânea, basta fazer simples paralelos. Jane Austen, sou tua fã!

O que eu mais gostei do livro é que ele tem aqueles componentes básicos, que encontramos na maioria das histórias bem sucedidas comercialmente: a heroína, amor não correspondido, intrigas, a turma do mal e aquele final de novela da globo onde o pessoal do bem fica feliz e o povo do mal... bem, se dá mal. Mas, a história é tão bem montada, tão rica em detalhes, os personagens tão cheio de cinismos e a narrativa as vezes tão satírica que o negócio não vira clichê. Juro!

A tensão entre Elizabeth e Mr. Darcy (quem já leu os livros da série Bridget Jones? O Mark Darcy é inspirado no Mr. Darcy desse livro! E Colin Firth foi o ator escolhido para interpretá-lo justamente por ter interpretado o Mr. Darcy no seriado) é o que rege todo o livro, e ambos os personagens são apaixonantes, cada um a sua maneira.

ps.: a frase que começa esse post é a primeira sentença do livro, uma das mais famosas da literatura inglesa.


10 comentários:

  1. Helô, gracinha, AMO de paixão o filme(tenho aqui), estou MALUCA para ver a série e lógico q n resisti aolivro. O q tenho aqui foi da sogra, ela comprou qdo era mocinha (hj ela tem 80 anos). Livro capa dura com cheiro de livro, que eu simnplesmente "devorei" de tão gostosa q é a sua leitura... Tudo bem q para mim foi mais fácil, já q o meu é traduzido (então a linguagem já não é tão formal, apesar do meu exemplar ter sido publicado no início do século). Qdo acabei essa leitura corri para comprar Razão e Sensibilidade, da mesma autora... Mas sogra viu o livro aqui dando sopa e pediu emprestado... isso já tem meses. Preciso recuperá-lo já!!!! rs

    Pelo visto temos gosto semelhante para leitura.

    Bjs e bom domingo

    Flávia
    www.conexaoflavia.blogspot.com

    * ah, n resisti de faceboquei seu post

    ResponderExcluir
  2. Jane Austen é ótimaaa! Eu gostei muito de Orgulho e Preconceito, mas o meu preferido é Persuasion. Eu acho que não só o Mr. Darcy de Bridget Jones é inspirado no livro da Jane Austen, mas toda a história da jornalista é quase uma versão moderna de Pride and Prejudice.
    A série da BBC é ótima, assisti um dia desses. Eu gosto do Colin Firth, mas achei o Mr. Darcy do Mathew Macfadyen, do filme com a Keira Knightley, mais a cara dele.
    A literatura inglesa dessa época, especialmente a escrita por mulheres, continua muito atual, e com temas interessantes. Tanto os livros da Jane Austen, quanto das irmãs Brönte e da George Elliot.

    ResponderExcluir
  3. Eu também li os livros dela há pouco tempo e também em inglês. A Barnes and Noble fez uma promoção de clássicos a 5 dólares e fiz a festa dos livros que sempre estavam na lista, mas nunca eram lidos. E tive a mesma sensação que vc, que apesar de se passar há muitos e muitos atrás, a trama é realmente "moderna". Se vc aceita uma dica, leia também Wuthering Heights. O meu veio na leva de clássicos da B&N e adorei. bjs,
    Loraine (@lcampanati)

    ResponderExcluir
  4. Sabia que em Bath tem um "museu" da Jane Austen. É numa casa que ela morou e é bacana, mas a visita é paga... Eu quis ir, mas talvez não valha a pena (financeiramente). Confesso que não lembro qto custou.
    Tb quis ler esse livro antes de qq outro dela!

    ResponderExcluir
  5. Jane Austen é demais!!!! Dos livros dela, tb prefiro Persuasion. Mas acho o Colin Firth mais a cara do Mr Darcy...Aliás, a série é muito boa mesmo....
    Vc viu Becoming Jane? É sobre a vida dela http://www.imdb.com/title/tt0416508/

    ResponderExcluir
  6. Tá na lista pra ler agora, não vi o filme mas sou doidinha pra ver também! :)

    ResponderExcluir
  7. AMO Jane Austen... eu nunca tinha ouvido falar nela até assistir o filme Orgulho e Preconceito.. e a partir dai tive que ler o livro.. me fala o nome da série da BBC.. será que eu encontro pra baixar com legenda? se puder me dar a dica fiquei curiosa sobre a séries...

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Eu li todos os livros dela ano passado/esse ano, são todos grátis no Kindle! Adorei. Depois vi os filmes e séries, que não são tão bons assim (mas a série da BBC Sense and Sensibility é bem boa, e Pride and Prejudice também é bem razoável).

    ResponderExcluir
  9. Fabielle, No orkut (ainda ele) tem uma comunidade de séries da BBC e outra da Jane Austen. Foi lá que peguei e baixei por torrent

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Jane Austen! Vc tem que ler persuasion! Eh muito bom tbm!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta