Os highlights da viagem

maio 27, 2011 Helô Righetto 3 Comentários

Eu, uma viajante amadora, sou muito suspeita para falar ou dar dicas dos lugares que conheço. O fato é que cada nova viagem, cada marquinha no meu mapa, me deixa muito feliz. Fico pensando como é maravilhoso ter a oportunidade de poder conhecer outras cidades, outros países, e conhecer um pouquinho dessas outras culturas. Dito isso, claro que eu gostei de Amsterdam e de todas as outras cidades pelas quais passeamos. Até mesmo os moinhos do vilarejo (ou seria complexo turístico?) Zaanze Schans são bacanas, por mais lotados de turistas e infestados de lojas de souvenirs que sejam.

Mas claro, cada viagem tem seu ponto alto. Nesse caso, pra mim, dois pontos, altíssimos: o museu Van Gogh em Amsterdam e a cidade de Delft.

Ambos tem a ver com o meu amor por história da arte e uma frustração pessoal, de ter desistido da pós graduação no assunto, lá em 2008 (tudo bem que eu teria que desistir de qualquer forma pra me mudar pra cá, mas enfim... é uma frustração). Eu ainda vou retormar esses estudos (talvez não uma pós, mas vários cursos mais curtos, tem muitos aqui em Londres), mas enquanto isso continuo lendo meus livros e fazendo minhas pesquisas.

Então, não tinha como não me emocionar ao visitar o museu Van Gogh. É muita genialidade em um lugar só, não achei que eu ficaria tão impressionada. Não sei mais o que falar sobre esse museu, que é tão famoso e renomado, mas o dinheiro do ingresso foi muitíssimo bem gasto. Saí de lá felicíssima!

E Delft. Delft é uma cidade no sul da Holanda, a poucos quilômetros de Den Haag (Haia ou The Hague como é mais conhecida), mas o mais importante de tudo: é a cidade onde viveu Vermeer. Vermeer é um dos meus pintores favoritos, e talvez você já tenha ouvido falar dele no livro/filme Moça com Brinco de Pérola, de Tracy Chevalier. Gosto muito desse quadro (não tive tempo de ir no museu em Haia para vê-lo, infelizmente) e dei pulinhos quando chegamos em Delft e eu descobri o Centro Vermeer. Como o tempo na cidade era curtíssimo também não consegui explorar o espaço, mas consegui comprar uma reprodução do quadro, que terá lugar de destaque aqui em casa, do lado das Majas, de Goya, lá no meu quarto.

eu e minha moça preferida!
E é claro que eu comprei meu brinco de pérola lá nesse lugar! Eu sei, poderia comprar qualquer brinco de pérola em qualquer lugar, mas ter comprado lá - assim como a reprodução da tela - tem um gosto especial!

praça central de Delft

rua em Delft
Fora isso, Delft é também a cidade da porcelana pintada a mão, chegamos até a visitar uma fábrica. As ruazinhas e a praça central são muito charmosas, recomendo demais a visita!

3 comentários:

  1. Anônimo2:36 PM

    Vermeer é demais mesmo! Vcs chegaram a ir no Museu Nacional em Amsterdam? Lá tem várias obras dele, é maravilhoso! Adorei as fotos, Locs!
    beijos, sister

    ResponderExcluir
  2. Helo, eu conheci a Holanda quando tinha 3 anos de idade, nao lembro nada e morro de vontade de voltar e "reconhecer". Meu pai foi a Delft e amou tambem!! Com certeza esta na minha lista! :)
    Bjoks

    ResponderExcluir
  3. Adoro Amsterdam (e região) e estive lá novamente há duas semanas. Também comentei no meu blog sobre o museu Van Gogh, realmente impressionant, Veermer e Rembrandt, que adoro! Não conheço Delft, mas sempre quis visitar, assim como La Haye.

    http://viverplenamenteparis.blogspot.com/2011/05/amsterdam-o-encontro-das-artes-ops-das.html

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta