Maionese

dezembro 22, 2009 Helô Righetto 2 Comentários

Ok, atendendo a pedidos, vou colocar a receita da maionese aqui. Não tenho nenhuma foto, mas vou fazer de novo para a ceia de Natal. Prometo fotografar e colocar aqui, aí fica mais fácil comparar resultados!

Bom, eu não sou muito boa (nem tenho paciência) de seguir receitas ao pé da letra. Essa maionese é de autoria da minha mãe, e ela me ensinou assim, sem muitas regras. Aí acabei achando meu jeito de fazer, as quantidades, etc. Então é mais ou menos assim:

- Parte sólida:
Cozinhar umas 8 batatas médias/grandes até que elas ficquem um pouco mais amolecidas (como se fosse pra fazer salada). Picar as batatas e já colocar no prato onde sera servida a maionese.
Cozinhar 2 ovos e picar as claras (uma das gemas será usada adiante, a outra, pode comer!), bem picadinhas, espalhar por cima das batatas. Fazer a mesma coisa com azeitonas (eu já compro sem caroço, muito mais fácil). Aí ja vai o seu gosto, eu adoro azeitonas, então coloco bastante.
Tirar as sementes de 2 tomates e também picar, misturar com tudo que já está lá.
Resumindo: batatas + claras cozidas + azeitonas + tomates
Temperar com sal, pimenta do reino, um pouco de orégano

-Parte líquida (a maionese propriamente dita):
Usar uma gema cozida e amassá-la bem com o garfo. Misturar com uma gema crua e mexer muito bem, até virar uma coisa só. Adicionar um pouco de óleo vegetal e continuar mexendo com o garfo, até misturar bem. Tem que continuar adicionando óleo e mexendo até você achar que é líquido suficiente para espalhar com a parte sólida (isso vc vai pegando o jeito com o tempo, eu até hoje acabo fazendo pouco líquido. Mas vai gostoso de qualquer forma, pode confiar). Se quiser, colocar um tiquinho de leite para dar uma engrossada.

Pronto! Misturar tudo e aproveitar!!!

Depois me digam se deu certo, ok??

2 comentários:

  1. Anônimo2:25 PM

    Eba! Vou tentar fazer também, temos que manter a tradição de familia neh? Beijos
    Sis

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer e depois te envio a foto :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta