Exposição: Emma Hamilton, Seduction & Celebrity

janeiro 02, 2017 Helô Righetto 0 Comentários


Começamos o ano bem, indo em uma exposição! Os museus aqui em Londres abrem normalmente dia 1 de janeiro, então aproveitamos para ver essa exposição no National Maritime Museum, que fica bem perto de casa.

Você provavelmente nunca ouviu falar da Emma Hamilton. Talvez, se você realmente gosta de história (principalmente sobre guerras e batalhas), tenha ouvido falar dela como a amante do Lord Nelson. Infelizmente, como aconteceu com tantas mulheres na história, todos os sucessos e realizações da Emma Hamilton acabaram esquecidos. Depois da morte de Nelson, ela foi desmoralizada e acabou morrendo 10 anos mais tarde, pobre e abandonada pelos amigos.

Mas muito antes do Lord Nelson entrar na vida de Emma, ela já havia construído seu legado. Nasceu muito pobre e foi para Londres com 12 anos para trabalhar como serviçal (DowntonAbbey feelings, pra quem assistiu). E, como acontecia com a maioria das meninas pobres e sozinhas nessa época, ela também foi prostituída. Por causa de sua beleza, acabou virando "protegida" de alguns aristocratas.

Um deles a mandou para Nápoles, para viver com o seu tio (ela achava que ele viria depois e eles ficariam juntos, mas foi enganada). Desiludida, ela viu na vida em Nápoles uma oportunidade para aprender e refazer sua vida. Ficou fluente em italiano e francês e aperfeiçoou seus talentos como atriz, passando a realizar apresentações e desenvolvendo seu próprio estilo de performance, chamado "Attitudes". Ficou conhecida em toda Europa, foi retratada por vários artistas, e acabou se casando com o homem que a protegeu em Nápoles.

Ficou amiga da família real da Sicília e intermediou negociações e planos para proteger a monarquia dos ataques de Napoleão. Foi nessa época que conheceu Nelson e os dois começaram uma relação.

Depois de 14 anos em Nápoles, voltou para Londres (junto com o marido e Nelson, imagina a situação os três viajando juntos). O marido dela morreu logo depois, e Nelson deixou a esposa para viver com Emma. Viviam bem, mas passavam muito tempo separados, já que ele estava no mar comandando batalhas. Como a relação deles não era oficial (mas era pública, não escondiam de ninguém), ela começou a perder influência e o status adquirido durante seus anos em Nápoles.

Nelson morreu na Batalha de Trafalgar e a partir daí a vida dela passa a ser um inferno. Tem problemas financeiros, e inclusive chega a ser presa. Todas as suas conquistas são "apagadas" da história, ela passa a ser conhecida nos livros como a amante de Nelson. Ainda mais por ele ter se tornado um mártir, ela não passa de uma sombra na vida dele.

É um fim triste para um mulher extraordinária. O que escrevi aqui é um resumo, a exposição é imensa e detalhada. Fica até abril, recomendo pra quem estiver Londres!

0 comentários:

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta