'Estamos bem, estamos no Porto'

novembro 16, 2015 Helô Righetto 1 Comentários

Esse fim de semana foi cheio de 'primeiras vezes': a primeira vez que fiz uma palestra para um grupo de blogueiros (sobre a experiência com o meu Guia de Londres), a primeira vez que participei de um encontro de blogueiros, a primeira vez que abracei um monte de gente que já adorava virtualmente e a primeira vez que voltei de uma viagem com mais dinheiro do que quando fui (ha!).

A photo posted by Helô Righetto (@helorighetto) on


Mas não foi a primeira vez que fui para o Porto - estive lá em 2013 com o Martin e nós dois adoramos a cidade. Essa segunda visita apenas confirmou o quanto esse lugar é maravilhoso: tem história, ótima gastronomia, lindas paisagens, arquitetura, arte, e é claro os portugas que são gente finíssima.

Mas vamos por partes.

  • A palestra: acho que falar em público não é a coisa favorita de ninguém. Está longe de ser a minha, e inclusive há tempos eu venho me esquivando de palestras lá no meu trabalho. Mas o convite da Rita (falarei dela mais pra frente) foi irrecusável, afinal eu não poderia perder a oportunidade de compartilhar minha experiência com a publicação do Guia de Londres. No fim, deu tudo super certo e acabou sendo pouco tempo pro tanto de coisa que eu precisava falar. Ah, e detalhe: a palestra foi na Casa da Música, um ícone da arquitetura contemporânea.

A photo posted by Helô Righetto (@helorighetto) on

  • O encontro: essa foi a segunda edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, idealizado pela Cris Rosa do blog Sol de Barcelona. A primeira, ano passado, foi em Barcelona, e esse ano quem tomou as rédeas da organização foi a Rita Branco, do blog O Porto Encanta (e dona das sábias palavras que dão título pra esse post!)O encontro cresceu muito nessa segunda edição - de 18 para 45 participantes - e foi um sucesso graças a dedicação da Rita e da Cristina e do patrocínio da Associação de Turismo do Porto e de diversos hotéis e restaurantes. Além das palestras, os participantes também exploram a cidade e trocam muitas ideias e experiências sobre blogagem e blogosfera. 
  • Os amigos: fui para o Porto conhecer outros colegas e voltei cheia de amigos. Sim, tinha bastante gente lá que eu já conhecia (como a turma aqui de Londres: Lili, Ana, Karine, Pedro e Paula). Finalmente pude trocar ideias ao vivo e a cores com bloggers pelos quais tenho muito respeito e admiração, como o Daniel Duclos e a Luiza. Mas todos ali são gente finíssima e fazem seu trabalho muito, muito bem! Incrível como essa turma é criativa e inovadora - vários, além do blog, também organizam tours guiados nas cidades onde vivem, criam roteiros personalizados e tem também - como eu - guias publicados. 

A photo posted by Helô Righetto (@helorighetto) on

  • O lucro: antes da viagem, umas 3 pessoas tinham me falado que queriam um exemplar do guia. Então coloquei alguns na mala e pensei que se vendesse um ou dois a mais do que os já 'comprometidos' estaria bom demais. Não apenas vendi todos como faltaram exemplares (devidamente encomendados e colocados no correio!) - fiquei feliz demais com o feedback da turma, e olha que não é qualquer feedback, afinal todo mundo ali tem uma tonelada de experiência escrevendo e divulgando a cidade onde moram e as viagens que fazem. Fiquei muito, muito feliz!

Para ver todas as fotos postadas no Instagram ao longo do fim de semana, procure a hashtag #IIEEBB. E agora é esperar a terceira edição do encontro, que será ano que vem em Berlim! Quem sabe até lá o segundo livro já estará publicado e eu volto pra casa rica novamente? : )

Um comentário:

  1. Foi muito bom poder trocar ideias com essa turma tão competente do mundo bloguístico. O IIEEBB foi demais e a sua palestra foi muito, mas muito TOP! Seu Righettão e Dona Righettona devem ser só orgulho!! :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta