5 perguntas que vão te fazer quando você mudar para Londres

setembro 03, 2014 Helô Righetto 13 Comentários

1. Você vai ficar em Londres pra sempre? 
A pergunta que não quer calar. Não tem quem não pergunte isso - familiares, amigos e pessoas que você acabou de conhecer. E é engraçado, porque a maioria das pessoas nunca sabe responder. Pra sempre é muito tempo, né? Se eu não sei onde vou almoçar amanhã, como vou saber se vou ficar aqui pra sempre? Minha reposta geralmente é: vou ficando enquanto está bom, mudar de país (mesmo que seja pro meu país de origem) dá muito trabalho

2. O que vocês comem aí?
Acho que por causa dessa fama (pra lá de ultrapassada) que a cidade tem, de que a culinária daqui se resume a peixe e batata, o pessoal fica curioso pra saber da nossa alimentação. Para decepção geral de quem pensa que comemos mal nesse país, nossos hábitos alimentares melhoraram muito desde a mudança pra Londres (claro que também influencia o fato de estarmos mais velhos e mais cuidadosos com o que comemos). Isso porque as compras do supermercado saem mais baratas e aqui conheci pratos típicos de paises como Índia, Paquistão, Nepal e Tailândia (não estou falando que não existem restaurantes desses países no Brasil, apenas que aqui o acesso é mais fácil, mais barato, tem por todo canto).

3. Você tem amigos ingleses?
Essa pergunta geralmente precede outra: os ingleses são frios mesmo? É diferente de ter amigos brasileiros? Bom, a resposta aqui varia muuuuito de pessoa pra pessoa. Eu, por exemplo, não tenho amigos ingleses, mas tenho colegas muito queridas de trabalho. Nos damos super bem e já saímos juntas algumas vezes (até porque viajamos muito juntas), mas não diria que somos amigas. Não porque elas são frias (isso não é verdade) mas simplesmente porque a evolução de uma amizade com alguém que teve uma criação em uma cultura completamente diferente da sua é muito mais devagar.

4. Tá frio aí?
Verão não é uma estação exclusiva para o hemisfério sul. Aqui também faz calor! Mas, assim como pode fazer 30 graus no inverno brasileiro, pode fazer 15 graus no verão inglês. Como diz um amigo meu (sempre uso esse exemplo): antes de se mudar pra Inglaterra, olhe no mapa - estamos perto de um pais chamado ICELAND (Islândia, mas que na tradução literal seria 'Terra do Gelo'), então é claro que aqui no geral faz mais frio do que no Brasil. Não adianta reclamar! É assim. Temos muitos meses frios, mas temos também meses quentes, dias lindos, céu azul e sol brilhando.

5. Quando você vem pro Brasil?
Há uma cobrança constante dos amigos para que você vá para o Brasil o máximo de vezes possível. Eu costumo ir a cada 2 anos, mas a maioria dos meus amigos aqui vai uma ou até duas vezes por ano. Isso quer dizer que eu não sinto saudades? Claro que sinto! Mas ir para o Brasil envolve um planejamento/orçamento muito mais detalhado do que uma viagem para qualquer outro lugar. Isso porque você precisa organizar encontros, visitar familiares e ir nos lugare que gosta. Já aviso: nunca dá tempo de fazer a metade das coisas que você planeja. Você volta frustrado e ainda por cima toma bronca de um monte de gente que não conseguiu ver. Isso pode até me fazer parecer uma expatriada sem coração, mas não acho que preciso ir pro Brasil todo ano apenas porque sou de lá. Mas obviamente cada cabeça uma sentença.

13 comentários:

  1. Que delícia de texto e a forma como vc costuma responder essas perguntas que devem fazer toda hora. A melhor é a do frio, claro. Como se aí não fizesse UM dia de sol, CHOVESSE todos os dias. Acho importante essas explicações para acabar com estereotipos que ainda existem, principalmente, em relação a Inglaterra. Sobre a primeira, muita gente pergunta mesmo, acho que com a esperança que a pessoa volte logo pra terra natal ou por achar como é possível se adaptar longe do país de origem.

    ResponderExcluir
  2. Ai como eu sou clichê! Acho que até já te perguntei se vc vai ficar aqui pra sempre AHAUAHUAHA
    Mas vc escolheu perfeitamente as perguntas, também já me fizeram todas, inclusive essa pressão louca pra ir pro Brasil direto. Como vc faz com a chantagem emocional dos pais? Ou eles são tranqüilos e quando vc quiser visitar ta bom? Queria muito "conseguir" ir no Brasil so a cada 2 anos também, mas já fui intimada a voltar ano que vem x_x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tha, meus pais nunca me pressionaram! eles sabem q custa muito e q super apoiam q eu viaje para lugares novos!

      Excluir
    2. Que sorte! Os meus tao usando o argumento "mas eh nosso aniversario de 25 anos de casados, todos os filhos tem que ir.." *cara de sofrimento* pra me arrastar pro Brasil de novo ano que vem ahuahahua

      Excluir
  3. Graziela10:13 AM

    Nossa, Helô, adorei! São exatamente as perguntas que mais ouço (e que faço a mim mesma de vez em quando :))...
    Posso comentar pergunta por pergunta?
    1) Entrei numa de "tudo pode acontecer", posso ficar aqui pra sempre, posso ficar aqui por mais um ano. Não sei. Por enquanto estou bem aqui, não pretendo me mudar, mas simplesmente não consigo dizer se isso é pra sempre nem o porquê de não conseguir fazer uma previsão.
    2) É verdade que temos muito mais acesso a comidas típicas de outros países aqui e simplesmente ADORO o super calórico café da manhã inglês mas, ao contrário do que muitos dizem, ainda não diria que a comida é um ponto de força de Londres. Mas acho que é porque eu morei por treze anos na Itália e criei alguns hábitos gastronômicos/culinários que são um pouco mais difíceis de manter aqui :)
    3) Não tenho amigos ingleses. Até que gostaria, porque tenho curiosidade de conhecer mais a cultura deles, o dia a dia, como pensam e veem as coisas, mas por enquanto ainda não está rolando...
    4) Não me perguntam tanto se está frio, mas perguntam MUITO se o tempo "está feio". E eu sou a maior defensora do clima de Londres, não que eu ache maravilhoso, mas na minha opinião não é tão ruim quanto dizem. Mas, né, sou de Porto Alegre e, de novo, depois de morar por mais de treze anos em Turim (que tem MUITAS coisas legais, mas o clima certamente não é uma delas), eu acho o clima de Londres totalmente aceitável :) Mais do que tempo ruim/feio, eu acho mais complicado o fato de ser super mutável (ao contrário de Turim onde quando fica nublado, fica nublado por diiiiiiias ou semanas a fio), aqui o tempo muda de uma hora pra outra. Vc acorda num domingo, mó solzão, e pensa "u-hu, vou pro parque!", toma banho, se arruma e na hora de sair vê que o tempo fechou :)
    5) Nos últimos anos consegui voltar com uma certa frequência (= uma vez por ano), mas não tenho uma regra e já fiquei mais de três anos sem ir ao Brasil. Acontece. Por sorte meus pais e irmãos vêm me visitar, o que ajuda bastante :) O que eu fazia no início e com certeza não faço mais é ficar correndo de um lado pro outro visitando amigos e parentes. Um quer mostrar a casa nova, outro quer ir àquele restaurante, outro só pode na quinta-feira, outro não sei mais o quê... Não dá. O meus amigos e parentes não moram todos na mesma rua. É muito tempo indo pra lá e pra cá e eu quero ficar tranquila, passando um tempo com os meus pais, meus irmãos e agora meus sobrinhos. Tento organizar/convidar o maior número de pessoas para o mesmo evento e convido mais gente pra ir me visitar na casa dos meus pais. Entendo que nem todo mundo pode me visitar no exterior, então quando vou pro Brasil, venham me visitar, tomar um café/chimarrão quando estou lá :)

    Desculpa pelo comentário quilométrico :)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:52 AM

    deu vontade de responder as perguntas, pode??rs

    1. Mesmo morando no interior da Inglaterra (sendo apenas 40' de londres) daqui nao saio daqui ninguem me tira!
    2. Amo a comida daqui, muita variedade a precos bons, coisa que e comum aqui eh 'chiique' no Brasil
    3. Eu só tenho amigos/as ingleses :-(
    4. prefiro o frio mas amo os dias longos de verao!
    5. a cada 3 anos. qdos os meninos eram bebes (antes de comecarem escola) eu ia todo ano. agora o pessoal tem que vir aqui! rs

    Patricia

    ResponderExcluir
  5. Depois de passar mais da metade da minha vida por aqui nos States, acho muito dificil eu voltar para o Brasil - o mesmo acontece com os meus irmaos - apesar dos meus pais (que moraram anos por aqui) sempre perguntarem se a gente nao quer voltar! O engracado que quando eu estou de ferias por la, sinto saudade "de casa".

    ResponderExcluir
  6. Hahaha pode trocar "Londres" por qualquer cidade aqui nos EUA que se encaixa também, já ouvi todas as perguntas acima, iguais ;-)

    ResponderExcluir
  7. é so trocar Londres por Canada rsrsrs As perguntas sao as mesmas, mas aqui as pessoas pensam que faz frio o ano inteiro (o verao é infernal e o inverno glacial rsrs), perguntam se tem urso em todo lugar, se ja vi esquimos.
    Comida tem muita coisa, como em Londres, tem gente do mundo inteiro, mas moro em um cidade meio longe das cidades mais badaladas q tem mercadinhos latinos ou brasileiros, entao sinto falta de besteirinhas brasileiras, pao de queijo, tapioca, açai, café pilao, guarana Antartica, paçoquinha, suco de maracuja, sonho de valsa, farofa da yoki sandalias melissas, havaianas, etc.
    Tb nao tenho amigos canadenses, o povo do trabalho e da facul sao bem gentis e educados, vamos nos happy hours, mas nao tem a liga dos amigos brasileiros.
    Nao vou voltar morar no Brasil, so vou turistar, mas nem anuncio qdo vou, apenas para os mais chegados pq nao sou organizada para os meetings com todo mundo nao. Estou ha 2 anos e meio sem ir la, mas recebo algumas visitas o que ajuda amenizar a saudade. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Helo nem vou dizer o quanto gostei das perguntas e das suas respostas.
    Nem vou falar tambem o quanto eu tenho saudade e adoraria voltar para ai ontem mas como nao e' possivel fico com as lembrancas boas e tentando viver um dia de cada vez (sei que parece fala pronta dos AA da vida mas e' como me sinto).
    Abraco e aproveite cada dia mais a terrinha porque ela e' boa demais.
    Gra'

    ResponderExcluir
  9. Eu reconheci a maioria dessas perguntas!
    Sobre ir ao Brasil, também costumo ir a cada 2 anos e para mim está bom assim. Como vc disse, ir ao Brasil exige muito mais planejamento (financeiro, emocional) do que ir para outro lugar. Mas no meu caso a pressão é grande, tanto da família quanto de terceiros que vivem "cutucando" a família, do tipo: "minha filha mora na espanha e vem 3 ou 4 vezes por ano, a sua filha passa tanta dificuldade que não pode vir mais seguido?" Que ódio!!!
    Sobre os amigos, eu já sou bem fechada e sempre foi difícil para mim fazer amigos no Brasil, então é a mesma coisa na França. A gente cai de pará-quedas aqui, as pessoas ao nosso redor já têm uma vida social estável e aí não é tão fácil ter amigos franceses, mesmo se tb tenho colegas muito legais, só que é difícil evoluir para uma verdadeira amizade. Até porque as pessoas da minha idade geralmente estão em outro momento da vida, envolvida com filhos e tudo que eles envolvem. Ou tem muita gente que aos finais de semana gostam de ficar em casa para colocar a casa em ordem e passar o domingo assistindo tv... Meu marido e eu já adoramos ir a museus, visitar castelos ou qualquer outra visita.

    ResponderExcluir
  10. Perdi a conta de quantas vezes me fizeram as mesmas perguntas, acrescentando sempre comentarios alfinetadores que entram por um ouvido e saem pelo outro. Ninguém acredita que faça calor aqui, por mais que o termômetro marque 35° durante o verão, e todo mundo acha que neva copiosamente durante o inverno - às vezes eu queria que nevasse, antes neve que o vento que parece sair da garganta do iceberg e que enche a sacolinha no inverno.

    ResponderExcluir
  11. Moro na Alemanha desde dez/06 e já ouvi muito todas essas perguntas. Muitas e muitas vezes.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta