52 objetos: semana 48

julho 14, 2013 Helô Righetto 3 Comentários

O que é: peças de cristal que pertenceram a minha vó (materna)

Onde fica: espalhados pela sala/cozinha, cada um em um lugar diferente com uma função diferente. Ainda faltou uma outra peça na foto, só lembrei dela depois que já tinha postado no Instagram!

Por que foi escolhido: minha vó tinha uma coleção enorme de cristais, não sei quando ela começou essa coleção (também não sei se ela herdou algumas dessas peças), mas me lembro delas desde muito pequena. Elas ficavam na sala da casa dos meus avós, um lugar da casa que geralmente a gente não frequentava, só entrávamos lá em ocasiões especiais - se tinha algum almoço comemorativo ou algo do tipo. Essa sala estava sempre super em ordem, era aquela coisa "não toca em nada!". Bom, minha vó fez uma coisa que eu acho bem esquisita muitos e muitos anos dela morrer: ela escreveu nome de familiares e amigos próximos em pedacinhos de papel e colocou dentro dos cristais, assim, quando ela morresse, cada um saberia o que era seu. Meio mórbido né? Minha vó era um pouco mórbida, sempre se achava velha e doente. Mas enfim.... quando ela morreu, e pouco tempo depois o meu avô, rolou a "partilha" das coisas da casa. E quanta coisa eles tinham! Minha mãe deixou eu ficar com vários dos cristais (nem todo mundo gosta, então não rolou a partilha dessas peças do jeito que a minha vó tinha especificado). São peças lindas, tenho o maior carinho por elas, mas ao mesmo tempo - ao contrário da minha vó - gosto de colocá-las em uso, gosto que elas sejam vistas como partes funcionais da casa.

E o que mais: bom, já passaram algumas coisas que herdei da minha avó por aqui durante o projeto. As xícaras de porcelana, o anel e a correntinha, e o lenço que carrego sempre comigo na bolsa. Tudo que faz parte do 52 objetos tem alguma historinha especial, mas certamente essa pequena coleção de heranças é algo que quero levar pra vida toda. Eu não era assim muito chegada na minha vó, mas impressionante como o gosto dela tem bastante a ver com o meu!

3 comentários:

  1. Que lindas as peças! Adoro estas coisas que passam de geração para geração. A sua avó podia até ser mórbida, mas que ela tinha bom gosto, tinha :-). Abs!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindas as peças. Eu passei a gostar mais de cristais rebuscados com a "idade" haha
    Essas coisas de família, herança são sempre legais, eu acho. Não herdei nada da minha vó, na verdade, fiz questão de não ficar com nada além dos livros do Sherlock, porque foi a maior briga pelas coisas, uma loucura!
    Enfim, adorei as peças, super bom gosto! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sou uma apaixonada por cristais, então amei os seus! Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta