Hot desk #fail

fevereiro 19, 2013 Helô Righetto 10 Comentários

Quando nos mudamos para o novo escritório em setembro do ano passado, ninguém ganhou mesa fixa. Foi implementado o sistema de "hot desk", que eu tomei a liberdade de traduzir como "chegou sentou". Você não pode deixar nada na mesa (temos armários, esses sim, fixos) e quando chega pela manhã e escolhe seu lugarzinho precisa montar seu aparato.

Dessa forma, a empresa não apenas visa a interação entre departamentos mas também faz com que mais pessoas trabalhem de casa. Ou pelo menos era essa a ideia original.

A primeira pentelhação: esse conectar/desconectar, enrolar fios/desenrolar fios nosso de cada dia que supostamente deveria levar 5 minutos, acababa levando 10, 15.... simplesmente porque rotina é assim, meio tediosa, então a gente faz tudo devagar e dá uma procrastinada. Conecta o laptop na rede, levanta e pega uma água, conecta o laptop na tela, vira pro lado e conversa com o colega.

Fora que todo mundo adora ter sua mesa né? Poxa, a bagunça fica ali do seu jeito, a caneta está no mesmo lugar que você deixou no dia anterior e os milhares de post its com lembretes funcionam melhor que a agenda do outlook.

Mas ok, todo mundo disposto a relevar esses problemas de classe média e cooperar com o moderníssimo sistema de hot desk. Chegou sentou.

O problema é que tudo que podia dar errado, está dando. Nem tanta gente assim tem trabalhado de casa (não sei exatamente porque, eu mesma sempre vou pro escritório porque não rendo em casa e porque gosto de estar com o meu time e no meio da bagunça), causando um "overbooking" nas mesas. É um salve-se quem puder - até eu passei a ir mais cedo pra ter certeza de que não vou ficar sem mesa e acabar trabalhando num dos sofás ou pior - na cozinha do escritório, o que aconteceu com uma colega nos últimos dois dias.

Não tem mais lugar pra todo mundo! Estamos dividindo mesas, usando cadeiras que não são apropriadas pra passar o dia todo, mas sim para reuniões informais, os departamentos ficam dispersos e ninguém nunca encontra ninguém. Ou seja, o hot desk deu errado, fail total.

E claro que rola, com o perdão da palavra, essa punhetação do povo reservar a mesa pro coleguinha. Você chega de manhã e tem mais casaco nas cadeiras do que gente ocupando as mesas. E aí também funciona o famoso dois pesos, duas medidas: tem uns e outros que ninguém tem as manhas de falar "mas pô eu tô aqui e preciso trabalhar" e é claro que tem gente que simplesmente ignora o casaco e senta sem nem mesmo perguntar.

Olha, empresa até quando tenta inovar não faz direito. Mesas pro povo, já!

10 comentários:

  1. Putz, Helô, ninguém merece! Eu ia ficar muito pê da vida se chegasse pra trabalhar e não tivesse uma mesa pra mim! Façam uma revolução! Hahaha!

    ResponderExcluir
  2. Helô, dei risada com esse post... pq uma das coisas que eu mais queria quando comecei a trabalhar era ter a minha própria mesa, com os milhões de post-it grudados na tela do pc, ter as coisas no mesmo lugar que eu deixei, etc.

    E esse negocio de guardar a mesa para o colega, vai dar muito pano para manga de reclamações. Eu se estivesse nesse escritorio, faria como o galera que ignora os casacos e senta, já que o esquema é o "chegou sentou", e não o guardar uma mesa para amigo!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:27 PM

    Helo, no meu trampo na França é assim tb, mas todo mundo senta no mesmo lugar sempre e se sente dono da mesa. Aí se vc muda de área fica praticamente sem lugar: tem q ficar procurando quem está viajando para ocupar sua mesa... Se sentar em outra e o suposto dono chegar, vai aguentar cara feia o dia inteiro! Eu fiquei uns 2 meses nesta situação. Um saco!!
    Bjo da Poh

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:24 AM

    Ai, ai , ai . Se eu contar esta estoria pro meu antigo chefe, Pedro A , ele implanta imediatamente na sua empresa. Sabem porque né ................
    Odeio os restaurantes self service ou Quilo , onde o pessoal reserva lugar nas mesas, imagina no escritorio .

    ResponderExcluir
  5. Achei estranho não ter uma grande parte trabalhando de caso, já que deram essa opção. Pelo menos por uns dois dias da semana, tirando vc que prefere ir para a empresa. Em relação aos coleguinhas dos coleguinhas, conversa com o coordenador, líder sobre isso, pq não vale o que chegou primeiro senta? É bom vcs se reunirem antes que as coisas piorem.

    ResponderExcluir
  6. A empresa em que meu marido trabalha também tem esse sistema, mas pelo menos eles tem que reservar a mesa com antecedência, ou seja, se não tem mesa, nem vai pro escritório (e corre o risco de trabalhar da cozinha! hahaha)
    xx

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que saco, hein? Mas sabe o que é isso? Preços absurdos de aluguel de espaços no centro de Londres - empresas tem, sei lá, 350 funcionários, mas no planejamento espacial só cabe 320. Qual a solução? Ah, chama tudo de hot desk, deixa o povo trabalhar de casa, eles vão ficar felizes.
    Acredite, eu trabalho com isso (planejamento espacial de escritórios) e é o que mais acontece!

    Ops, desculpa se me empolguei... haha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Pô, mas não rolou nem uma pesquisinha antes pra saber quantas pessoas queriam trabalhar de casa e quantas iam continuar indo pro escritório? Eu tenho uma sugestão: oferecerem algum tipo de bônus pra quem trabalhar de casa, garanto que resolve o problema rapidinho...

    ResponderExcluir
  9. Gente, que absurdo! Nem sabia que isso existia!
    Pra mim não ia rolar, eu adoro ter minha mesa do meu jeito, deixar minhas coisas ali sem precisar ficar carregando pra cima e pra baixo... achei bizarro!

    ResponderExcluir
  10. Eita, Helô, imagino o saco. Ainda ter que acordar e ir mais cedo pra reservar mesa. O negócio, já que vc gosta de encontrar os colegas, é irem todos os mais chegados trabalhar na casa de um rsrsrsrs beijão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta