Leitura: Agosto, Rubem Fonseca

setembro 18, 2012 Helô Righetto 0 Comentários

Se não me falha a memória esse é o segundo livro do Rubem Fonseca que leio, mas já estava na minha lista há tempos. Finalmente peguei emprestado de uma amiga que adora o autor e já leu quase todos, e olha, recomendo bastante!

A história se passa em agosto de 1954, poucas semanas antes do suicídio do Getúlio Vargas, misturando ficção e realidade. O assassinato de um empresário carioca, que acontece na mesma época do atentado ao Carlos Lacerda, é investigado pelo comissário Mattos, e a investigação envolve algumas pessoas ligadas ao governo.

Achei legal como duas histórias paralelas - o assassinato e a crise do governo Getúlio - se "encontram" em diversos pontos, e culminam em um final muito bom. É claro que sabemos que fim levou Getúlio Vargas, mas fica a expectativa pra descobrir se o comissário Mattos vai desvendar o crime e o que vai acontecer com ele.

É um livro fácil de ler, apesar das muitas informações históricas que em vários momentos me levaram a consultar nosso amigo Wikipedia. Muitos nomes de deputados, senadores, militares, assessores, seguranças, bicheiros e tantos outros personagens não atrapalham a fluidez da leitura.

Ah, encontrei essa vinheta da minissérie da Globo inspirada no livro, que se não me engano é de 1995!

 

0 comentários:

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta