Leitura: Man With a Blue Scarf - On Sitting for a Portrait by Lucian Freud, Martin Gayford

julho 20, 2012 Helô Righetto 1 Comentários

Nada como uma beira de piscina pra fazer render a leitura! Terminei ontem a tarde, e fiquei com um pouco de dó, pois gostei demais desse livro. Desde a exposição que visitei na National Portrait Gallery em maio passado me interessei mais e mais pela vida e obra de Lucian Freud. E foi esse o motivo que me levou a comprar o livro escrito pelo crítico de arte Martin Gayford.

Martin Gayford posou para Lucian Freud durante vários meses entre 2003 e 2004: ele é o "Man With a Blue Scarf", quadro que inclusive fez parte da exposição da National Portrait Gallery. Para nossa sorte, ele resolveu colocar no papel como foi esse processo, contando não apenas como foi a experiência de posar para um dos maiores nomes da pintura moderna mas também vários detalhes da vida e obra dele. Como grande conhecedor da história da arte, Martin Gayford faz diversos paralelos entre o estilo de Freud e de outros artistas, além de abordar curiosidades e situações que levaram o pintor a realizar suas outras obras.

Man With a Blue Scarf, Lucian Freud
O legal é que o livro está bem longe de ser uma biografia, mas é um insight na vida de Lucian Freud, você se sente mais próximo a ele. Como o autor do livro, fiquei emocionada e um pouco triste no dia que Freud terminou a tela (coincidentemente no meu aniversário de 24 anos, dia 4 de julho de 2004), pois queria que a leitura tivesse durado muito mais!

Um comentário:

  1. Anônimo3:56 PM

    Me empresta esse livro!!!! Separa ele ai, deixa no quarto de hóspedes para miha próxima visita! Beijos, sis!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta