Leitura: Sense and Sensibility, Jane Austen
Jane Austen se fosse viva hoje seria uma grande fã de Family Guy. Acho incrível como ela zomba dos costumes da sociedade da época dos livros dela de uma forma tão sutil. Ok, "Sense and Sensibility" não chega nem aos pés de "Pride and Prejudice" (acho que eu deveria ter lido na ordem inversa), mas é bom para quem pretende ler mais dessa escritora (eu!).
Achei a trama meio fraca (como um rascunho para "Pride and Prejudice") e rolam uns acontecimentos assim meio nonsense. Tudo bem, é ficção, licença poética, que seja, mas não me convenceu. Também achei que tudo acontece de uma vez só. A primeira metade do livro é um tédio absurdo, e aí de repente fica tudo tumultuado e finalmente você engata na leitura.
Fiquei curiosa para finalmente ver o filme, que conta com Emma Thompson e Kate Winslet jovens, nos papeis principais: as irmãs Dashwood, Elinor e Marianne.
Engraçado que passam séculos e as mulheres continuam tendo seus pobres coraçõezinhos partidos por homens cafajestes. Jane Austen sabe muito.
Adoro a Jane Austen! Aliás, acho que as autoras inglesas dessa época (ela, a George Eliot e as irmãs Brontë) retrataram muito bem a vida na Inglaterra do sec. 19, e, incrivelmente, são atuais.
ResponderExcluirPride and Prejudice é o melhor, um outro que gosto muito é Persuasion. :)
Eu tenho esses 2 livros no meu kindle pra ler, mas ainda nao cheguei neles, nao vejo a hora.
ResponderExcluirbjs
Gosto bastante do jeito que Jane (íntima haha) escreve. Eu sempre fui mais apegada aos clássicos.
ResponderExcluirEu li já Orgulho e Preconceito, Persuasão, Orgulho e Preconceito e Zumbi (este último foi presente do namorado :P)e o conto Lady Susan.
Hoje, estou no comecinho do Razão e Sensibilidade e estou gostando até. A história ainda está muito parada...
Beijos
ah vc tá aqui!!! sumiu, Helô!!! te achei agora, pronto!! kkkk beijos, Carmen
ResponderExcluir