Bruxelas

outubro 13, 2010 Helô Righetto 3 Comentários

Eu adoro andar de trem e a praticidade do Eurostar não tem igual, então quando surgiu de novo a promoção de passagem por £69 (ida e volta) resolvemos ir pra Bélgica (Bruxelas é um dos destinos diretos daqui de Londres, assim como Paris e Lille).

Eu e o Martin preferimos sempre ter pelo menos 3 dias pra viajar tranquilos, então tiramos a sexta e a segunda feira e fizemos um fim de semana prolongado, aproveitando para fazer umas day trips para outras cidades.

Chegamos em Bruxelas na sexta a noite, deixamos as coisas no hotel e fomos dar uma explorada pelo centro. Tudo a pé. A primeira parada foi em uma barraquinha de batatas fritas e fica aqui a nossa confirmação de que a batata frita da Bélgica é a melhor que já comemos (desculpa mãe!). O segredo engorda só de você ler: eles fritam duas vezes e a tradição é comer com maionese. Sentiu o drama né?

No caminho para a Grand Place passamos pela estátua do Manneken Pis. Eu queria muito ir lá porque quando tinha 10 anos meu pai visitou Bruxelas e me mandou um postal com a foto do Manneken Pis, e no postal ele dizia assim: "Diz a lenda que este menino perdeu-se e foi encontrado 5 dias depois fazendo xixi". Nunca esqueci dessa historinha tão meiga, e achei bacana estar lá no mesmo lugar que meu pai visitou 20 anos atrás.
Claro que em volta da estátua tem dezenas de lojas vendendo tudo quanto é coisa em formato do menino fazendo xixi. Simpático ele. Ah, ele tem uma coleção de aproximadamente 800 roupinhas, doadas por escolas, instituições e outros. É meio que uma tradição dar uma roupinha pro Manneken, então é capaz de você ir lá visitá-lo e ele estar vestido! Mas sempre a roupa tem um buraco pra ele continuar fazendo xixi, claro.
Ali do lado já é a Grand Place (Grote Markt em holandês) e eu poderia ter ficado lá muitas e muitas horas que não conseguiria absorver todos os detalhes. Fiquei encantadíssima com a praça e sem dúvida alguma é um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Voltamos lá na segunda feira durante o dia e tirei mais uma cacetada de fotos.

Outra atração conhecida de Bruxelas é a catedral, também meio que perto de todo o restante dos pontos turísticos, entre a Grand Place e o Palais Royal e museus ao redor.
E quem vai pra Bélgica e não manda ver um autêntico waffle belga?
E uma coisa beeeem turistona é fazer uma degustação de cervejas, essa tarefa ficou por conta do Martin.
Mais alguns detalhes dessa cidade que me surpreendeu.

Fora a sorte que demos de ter feito sol e céu azul todos os dias que estávamos lá! Próxima parada: Antuérpia!

3 comentários:

  1. Adorei as fotos! Ainda nao conheco Bruxelas mas fiquei com agua na boca! Ou sera que foi por causa do waffle?? rsrs

    Bjo

    Tata

    ResponderExcluir
  2. Nossa, agora fiquei com ainda mais vontade de conhecer Bruxelas. Voce foi a Bruges??? Quero muito conhecer desde que assisti ao filme com o Colin Farrel.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos!!! água na boca aquelas cervejas!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta