O primeiro Dostoiévski

julho 28, 2010 Helô Righetto 3 Comentários

Ufa, finalmente acabei de ler "Uma Criatura Dócil". Pelo tamanho dele, demorei demais! Com o fim das idas diárias ao trabalho acabou o tempo que usava pra ler!

Olha, gostei mais ou menos... Bom, claro, mas achei minhas expectativas estavam altas! Mas agora não estou mais com "medo" de ler Crime e Castigo e vou pedir pro meu pai emprestar o dele no fim do ano! Achei o ritmo do livro bem parecido com "O Processo", do Kafka. Não, não estou ficando louca, mas é que tive a mesma sensação: pulei alguma página ou o é assim esquisito mesmo? Sabem? Alguém mais teve essa sensação lendo algum livro?

Vou agora mergulhar em um Nick Hornby! Não sei qual (pois comprei 3 esse fim de semana!), mas mais uma vez comento aqui quando terminar!

3 comentários:

  1. Eu já tinha comentado que Dostoiévski dá uma sensação estranha! Quase que a gente somatiza o livro...Mas é isso que é bacana.
    Relaxa com Nick Hornby e depois se joga no russo!

    ResponderExcluir
  2. Não acho que você demorou muito para ler o seu primeiro Dostoiévski, não. Tudo o que ele escreve é muito denso, então a leitura não flui como em outros livros (acontece o mesmo com o Kafka, por isso você teve a impressão que teve. Demorei uns 6 meses para ler "O Castelo"). Se você quiser ler outro Dostoiévski antes de mergulhar no "Crime e Castigo", sugiro "Memórias do Subsolo": não é tão grande e é bem denso. Outra coisa: a primeira impressão é esta que você falou "esperava mais". Mas alguns tipos de literatura produzem efeito mais tarde mesmo. Me conte daqui alguns meses o que você acha sobre o que leu. Mas leia mais dele para sentir mais o drama. Finalizando: você leu a biografia? Talvez tenha no final do livro (eu sempre leio). Se ler, vai entender muito do lado "dark" dele (e dos russos em geral). Bom, melhor não falar de literatura comigo, que eu não páro!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helo! Eu adooooro Dostoiévski!! O primeiro que li, na faculdade, foi Crime e Castigo e me apaixonei. Depois li O Idiota e não gostei...me senti uma idiota...haha aí li Os Irmãos Karamazov e O Eterno Marido e amei! Leia Crime e Castigo e depois me conta o q achou! Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta