Leitura: Equador, Miguel Sousa Tavares

junho 07, 2013 Helô Righetto 14 Comentários

Que livro! Muito, muito bom mesmo - bem que meu pai disse que eu ia gostar. Esse é mais um da leva de livros em português que meus pais deixaram aqui ano passado. E acho que não vou devolver, esse é aqueles de guardar na estante pra sempre.

Bom, um pouco sobre a história dele, que se passa no começo do século 20: Luís Bernardo Valença, um playboyzinho de Lisboa mas cheio de opiniões políticas (as quais são as vezes publicadas nos jornais de Portugal), é convidado pelo rei de Portugal para governar as ilhas de São Tomé e Príncipe (que ficam na linha do Equador, daí o nome).

É uma situação complicada: ele se vê meio que obrigado a aceitar o "convite" e então vai pra lá, onde tem a missão de convencer um cônsul inglês que as roças de cacau e café das ilhas não usam trabalho escravo. Vocês não tem noção da encrenca.

Bom, o livro até a metade já é ótimo, mas aí com a chegada do cônsul inglês na ilha é que a coisa fica boa. Uma vez que você chega nessa parte, não dá mais pra largar a leitura!

Leiam, é realmente sensacional. Com certeza vou procurar outros títulos desse mesmo autor, já até me deram indicação quando postei a foto dele no Instagram.


14 comentários:

  1. E já leu até ao final? Adorei este livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! eu sempre escrevo do livro depois q termino ele

      Excluir
  2. Eita livrinho caro! Seguindo sua recomendação, fui procurar esse livro. 35 reais no Kindle e 50 reais a edição em papel! Se me animar compro depois...

    ResponderExcluir
  3. :-) Lê o Rio das Flores sim! Não tem nada a ver com este, é outro enfoque, mais histórico e a respeito dos costumes de um dia a dia, mas é muito legal. Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pedi pro meu pai comprar, Lu! Muito obrigada pela indicação

      Excluir
  4. Ele é filho da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, maravilhosa. Conhece? É ela que Bethânia homenageia no disco "Mar de Sophia".

    ResponderExcluir
  5. Acabou de entrar na minha "to-read list" do Good Reads. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:42 PM

    Esse livro já virou minissérie da TV portuguesa. Aqui no BR, passou dublado. Não sei se foi fiel, mas tem partes que são um dramalhão.

    ResponderExcluir
  7. Dulce3:08 AM

    Essa leitura e muita boa mesmo!gosto muito de alguns livros do Miguel sousa tavares! quando tiveres oportunidade da uma vista de olhos nos livros do jornalista jose rodrigues dos santos .adoro todos dele ,mas os meus preferido sao "Furia divina" " a filha do capitao" e "O codex 632" o codex 632 e baseado em documentos historicos genuinos acerca do cristovao colombo! eu apaixonei me por esse livro hahaha!eu amo historia! bem ,e a minha area! esses livros tambem estao a venda nas livrarias aqui em Londres,mas nao sei dizer em quais!

    ResponderExcluir
  8. Opa, vou anotar na minha to-read do Google reads também.
    Nada a ver com o assunto desse, mas esses tempos li um livro de um escritor suíço que se chama "Trem noturno para Lisboa" que gostei muito, recomendo :)

    ResponderExcluir
  9. Eu, me confesso, adorei quase todos os livros que li desse escritor bem Português. E gostei muito de ter visto a série desse livro que vc provavelmente já deve ter acabado de ler. Bj

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. vou colocar na minha lista!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta