E aí, como estao as coisas em Londres?

novembro 23, 2010 Helô Righetto 17 Comentários

Update: to super feliz com os comentarios, cada pessoa contou um pouco da sua experiencia individual, entao leiam porque é um ótimo complemento do post!

Antes de tudo: texto sem acentuacao apropriada porque escrevo de um teclado desconfigurado.

Estou ensaiando pra escrever esse post já há algum tempo. Mas, como de uns tempos pra cá comecei a receber emails de pessoas perguntando minha opiniao sobre largar tudo e vir morar em Londres, melhor logo fazer um post pra dizer o que eu penso.

Queria reiterar, antes de comecar, que a nossa - minha e do Martin - vinda pra cá foi em vista de uma transferencia que ele conseguiu no trabalho. Vejam bem, nao somos expatriados: o Martin conseguiu a vaga aqui, se desligou da filial brasileira e foi contratado por aqui. Ou seja, nao temos contrato com prazo de expiracao, muito menos beneficios de expatriados. Muita gente me pergunta se é a empresa dele que paga nosso aluguel... antes fosse!!! Nosso pacote de beneficios incluiu as nossas passagens de vinda pra cá (de classe executiva , o que foi maravilhoso) e uma ajudinha financeira no primeiro mes. Agora é cada um por si, da mesma maneira que era quando morávamos em SP!!

Entao, o fato é que na grande maioria das vezes que recebo esses emails, a pessoa já está com a decisao feita, e o que me parece é que ela/ele quer apenas que eu reforce e diga que "sim, venha, voce vai amar Londres e tudo vai dar certo". Eu acho sim super legal alguém vir pra cá, conhecer, estudar, sei lá. A experiencia de morar fora é incrivelmente gratificante, mesmo!

Mas infelizmente nao posso falar: ah, sim, larga seu emprego e vem mesmo, fica tranquilo! Aqui ta tudo na boa! Porque seria mentira. Nao tá tudo na boa, tá ainda bem complicado. Um conhecido meu, que estudou comigo na escola há anos atrás, respondeu assim quando falei isso pra ele: ah, mas eu sou formado em administracao, acho que é mais fácil né? Nao, nao é. Nao to falando que é impossivel de se conseguir algo bacana. Mas nada é garantia!

Gente, essa ideia de que ter passaporte europeu na mao é vaga garantida é a mais errada possível! Esquecam! Nao sei se era assim antes, mas se era, mudou! Tenho exemplos práticos pra dar: as minhas amigas que estao aqui há mais tempo sao as que estao mais bem colocadas. Já tinham um trabalho bacana antes da crise (de novo, nao estou afirmando que elas nao conseguiriam algo legal se fosse depois da crise... ). As que estao ha menos tempo se dividem em tres grupos:
- conseguiu emprego na area mas ganhando menos do que gostaria e precisou retroceder um pouco na carreira
- conseguiu uma vaga nada a ver com o que queria
- está desempregada

Essa é a realidade que eu vivo! Vale lembrar que estou aqui há 2 anos e apenas esse ano comecei a ter um trabalho mais razoável. O tempo "de casa" ajuda: voce faz um trabalhinho aqui outro ali e com paciencia vai conseguindo chegar onde quer.

Infelizmente nossas experiencias de trabalho no Brasil nao sao muito levadas em consideracao. Muito menos nossas qualificacoes academicas. O que eles querem aqui em Londres é que voce ja tenha trabalhado por aqui antes! Entao venha sim coms eu passaporte europeu, mas venha com baixas expectativas.

E, claro, sempre vale a pena vir pra estudar, se voce tem como se bancar esse tempo. Nao estou muito bem informada a respeito, mas me parece que as regras foram alteradas e estudante pode trabalhar pouquissimas horas por semana.

Vale lembrar que muitas amigas minhas daqui tem blog eja escreveram sobre isso também, só dar uma fucada nos links aí na coluna da direita!

17 comentários:

  1. Falou e disse Helo!
    Eu tenho evitado responder esse tipo de e-mail ou fazer esse tipo de post porque minhas opinioes geralmente sao recebidas com 10 pedras na mao, mas quando tento dar uma opiniao "realista" muita gente acha que nao to dando apoio, ou que estou pintando uma imagem negra. Oque nao eh verdade.
    Alem de concordar demais com oque vc disse sobre a crise (as coisas mudaram DEMAIS por aqui nos ultimos 2 anos), mesmo quem ja estava aqui antes da crise (eu) e ja tinha um emprego bacana, nao quer dizer que teve mais ou menos facilidade do que quem ta chegando agora!
    O fato de ter um emprego bacana hoje, nao significa que ja cheguei aqui com um emprego bacana, e as "3fases" que vc descreveu, sao 100% verdadeiras, nao soh pra quem acabou de chegar, mas mesmo pra quem ja esta aqui a bastante tempo. Eu ja fiquei desempregada, ja tive que retroceder muito na carreira, aceitar salarios muito mais baixos (em relacao a experiencia e qualificacao) e mudar complatamente de area.
    Depois, com o passar dos anos vc acaba se estabilizando (no meu caso ja sao quase 7!), sua experiencia local passa a valer mais e etc. Mas eh um caminho a passos de formiga.
    Oque vejo eh que muita gente que vem pra ca (ou quer vir) vem com uma mentalidade de imediatismo, de querer ser chamado pra um trilhao de entrevistas, ter os mesmos cargos e a mesma qualidade de vida que tinham no Brasil (isso eh oque mata), mas na verdade, isso nunca vai acontecer pra quem vem pra ca fazer um curso de 3 meses de Ingles e "ver no que vai dar, porque quero ficar".
    Oque mais recebo sao e-mails de pessoas que estao aqui a 3/6 meses e querem uma formula magica pra conseguir um trabalho na area, com bom salario e tals, oque eh irreal - todo mundo comeca aceitando oque aparecer pela frente, rala, estuda, troca de emprego, rala mais um pouco e assim sucessivamente.

    Serio, adorei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dri! Não sei quando foi essa sua resposta (tomando base que o post foi escrito em 2010 e só está aparecendo a hora), mas continua assim? Fazendo uma comparação com São Paulo (onde não acho que esteja tão difícil de encontrar emprego), como está Londres? Eu sou arquiteta, tenho cidadania Europeia, e me sujeitaria a trabalhar de "outra coisa" na área. Mas que tipo de emprego eu conseguiria inciar? (tipo: rede de fast food, limpeza...ou algo mais direcionado a minha carreira como "atendente de loja" ou assistente de arquiteto, ou desenhista num escritório). Outra pergunta: como é o mercado pra freela aí em Londres? bjão

      Excluir
    2. Mel, continua mesmo que a mesma coisa. Vc até consegue sim algo numa loja, num pub, num restaurante. Mas pra fazer carreira e preciso dar muitos passos pra trás, ainda mais na sua área onde eles exigem certas certificações. Mercado de frila: é como em qqer outro lugar: as vezes tem, as vezes nao tem, paga pouco e demora pra pagar!

      Excluir
    3. OI Helô! Obrigada pela resposta. Hoje que fui ver...Eu queria conversar contigo por email, pode ser? me manda um email? melissa.estudioarquitetura@gmail.com
      'brigadão!!

      Excluir
  2. Ai meu nem me fale, esposa de um londrino que passou 2 anos desempregado!!! Estamos ganhando MUUUUITO menos do que ganhavamos nos EUA com muitos e muitos anos de experiencia na bolsa, diplomas e linguas.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Falou e disse Helô! [2]
    Eu estou na lista das desempregadas. Quando vim, não tinha expectativas altíssimas, sabia que pra arquitetura, inclusive, é o dobro de dificuldade, pq o diploma não é reconhecido e blah, blah, blah... Mas não achei que seria tão difícil também, porque até agora (5 meses) nem emprego de vendedora não consegui... (talvez as pessoas percebam que vendas não é comigo, mas mesmo assim). Então, se não fosse o apoio financeiro do meu pai (apesar de eu ter uma reserva), não poderia estar aqui não. Mas... como é meu sonho viver aqui, trabalhar aqui, tem que lutar e batalhar e não desistir (pelo menos enquanto puder).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dedé! Sou arquiteta tbm! Como está sua situação atualmente?

      Excluir
  4. Eu voltei pro Brasil depois de 1 ano em Londres e quase 2 em Barcelona. Quando pinto o quadro real pra quem me pergunta aqui, como é que é/foi, porque todo mundo acha que morar aí é só passeios e viagens, vejo muitos olhares incrédulos, e ouço comentários nada agradáveis, como se eu estivesse dizendo alguma coisa ruim, só para que ninguém mais vá. Hoje, eu me resumo em dizer que a experiência foi muito legal e ponto. Adorei o teu post. Morar em outro país tem muitas coisas boas, mas nem tudo são só flores.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso e honesto o post Helo! :)
    Vale pra qualquer lugar fora do Brasil, viu!

    ResponderExcluir
  6. Onde eh que eu assino, Helo??? rs
    Ate falei disso la no blog! Minha madrinha me perguntou sobre a filha dela vir para ca estudar e trabalhar e nao gostou muito da minha resposta. Eu fui muito, mas muito sincera. Disse que estudar seria otimo, a experiencia de morar em Londres seria maravilhosa e o fato de poder viajar e tal. Mas desde que ela nao precisasse trabalhar para bancar os estudos, moradia e etc. Ela fico meio chateada, mas vou falar o que? Vem e no dia seguinte voce arruma um empregao (no caso dela 10 horas semanais, pois ela teria visto de estudante e estudante so pode trabalhar 10 horas semanais, se nao me engano) para pagar seu mestrado de 10,000 libras e etc? Nao da, ne? As pessoas nem se informam antes de falar um monte de besteiras... qualquer hora conto sobre minha experiencia quando vim para ca para estudar.

    Bjs, amore!

    PS: Adorei a fotinho de voce e do Martin praticamente adolescentes! ;)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:40 AM

    Eu também posso falar da minha experiência, que foi bem antes da crise econômica. Nossa experiência no Brasil não vale quase nada em Londres ou outro lugar na Europa, infelizmente. Morei um ano em Londres e trabalhei em lojas, como baby sitter e até como tele-operadora. Como experiência é super válido, e eu fui sabendo o que me esperava e não me arrependo. Mas achar que vai largar tudo no Brasil e ter o mesmo padrão de vida lá é uma ilusão. Aliás, depois de 7 anos morando fora do Brasil, estou de volta há 4 meses e super feliz. Esses anos na Europa foram incríveis, mas profissionalmente quase sempre frustrantes. Eu fui pela experiência e sem expectativas quanto a isso. Quando minhas expectativas aumentaram, vi que o melhor lugar pra me desenvolver profissionalmente seria mesmo o Brasil, e decidi voltar.
    Beijos, Sister!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post! :), é bom dar as pessoas q estão no Brasil ficarem cientes da situação, muitas pessoas nem imaginam o q se passa e continuam achando que vindo pra Europa vão vier super bem, q terão emprego garantido.
    Beijocas ;)

    P.s: Teu blog é super bacana! :)

    ResponderExcluir
  9. Achei seu post super realista, e concordo com vc.
    Eu vim para Europa a 10 anos atras no meio do bumm de IT na Europa, e sim era mais facil conseguir um emprego, sendo um bom profissional, falando fluente a lingua, tendo contatos, visto/pasaporte. Mas nunca foi FACIL no sentido literal da palavra como muita gente imagina, e faz comentaris do tipoo, mas vc ganha em pounds, sim darling gasto em pounds. Mas isso eh passado e jah fazem alguns anos que a coisa mudou muito. Sinceramente muitos amigos voltaram para o Brasil, pois para eles trabahar lah eh mais valido em todos os sentido. Passei uns meses no Brasil e o pessoal nao esta mal nao, nao sei q ilusao essa de vir, seus amigos sao sortudos pela sinceridade de vcs.
    Eu fui despedida gravida aqui em Londres e agora, estou tendo a maior dificuldade de voltar ao mercado de trabalho, nao tem emprego como antes.

    ResponderExcluir
  10. No caso da minha experiência, eu fiquei apenas 6 meses na Europa (5 em Londres e 1 viajando pela Europa), fui em 2009, bem no meio da crise, e nem fui esperando arranjar um emprego como jornalista lá para me sustentar. Trabalhei como garçonete em casamentos e em pub, e se eu tivesse visto para ficar, teria conseguido uma vaga de tradutora na editora que faz a revista do Sainsbury´s, pois acabei conhecendo um fotógrafo frila de lá, que ia sempre no pub em que eu trabalhava.

    Eu amo Londres e morro de vontade de voltar para lá, e desde que voltei ao Brasil, venho me planejando para me mudar - guardando dinheiro para ter uma reserva e não ir com a cara e a coragem, melhorando o inglês e pensando em planos Bs e Cs para caso eu precise mudar minha área de atuação lá.

    Acho que jornalismo, que é minha área de formação, é difícil em qualquer lugar, e mesmo em SP é MTO difícil conseguir um trabalho que pague bem o suficiente para ter alguns confortos na vida.

    Na minha opinião, eu acho que vale a pena SIM se mudar de mala e cuia para outro país, se é isso mesmo que a pessoa quer, se há um planejamento por trás da mudança (não recomendo ir na "loka" só com dinheiro para viver 1 mês) e se a pessoa tem os pés no chão e sabe que chegando lá as coisas podem ser bem mais difíceis no começo.

    Eu não me importo em trabalhar numa posição pior lá, ser assistente ou secretária de uma editora ou agência de comunicação, porque meu objetivo é trabalhar menos, ter mais qualidade de vida, poder viajar mais, ter acesso a coisas que aqui nem eu sonho eu teria...pra mim isso vale muito mais do que um título ou posição na carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid12:42 AM

      Oi Heloisa,
      Eu nem lembro mais quando eu deixei esse comentário - mas o update é que eu me mudei pra Londres, e não poderia estar mais feliz com a minha decisão. Larguei tudo no Brasil e vim, mesmo com todos dizendo que eu estava nadando contra a maré. Já estou há 6 meses aqui, trabalhando na minha área de formação, e vou virar sua vizinha, pois logo logo me mudo para Greenwich! :D

      Excluir
  11. Anônimo7:33 PM

    Como tudo na vida sonhar é bom , mas com os pés no chão!Parabens pela sinceridade e coragem .

    ResponderExcluir
  12. Helo, super verdade o que escreveu e serve até mesmo para mudanças dentro do Brasil. Alguns anos atrás mudamos de cidade e do Sudeste para o Nordeste com trabalho acertado, mas quando chegamos a coisa não era bem como esperávamos e sofremos bastante. Depois de dois anos e meio retornamos para recomeçar do zero novamente.Toda mudança deve ser muito bem analisada e planejada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta