5 coisas que eu achei esquisitas quando cheguei em Londres

julho 10, 2015 Helô Righetto 6 Comentários

1. Sempre tem alguém carregando mala
Essa eu coloquei como número um não por acaso: foi realmente a primeira coisa 'esquisita' que eu notei na cidade. Em qualquer percurso que você faça, seja a pé em uma área super turística ou usando o metrô em bairros mais afastados do centro, você sempre verá alguém carregando mala. Mala de viagem mesmo, de rodinha! Eu fiquei encucada com isso vários dias logo após minha chegada, e lembro que perguntei pra algum colega do trabalho do Martin: 'mas o que esse povo carrega?'. Num primeiro momento eu nem cheguei perto de cogitar que essa turma da realmente indo viajar ou voltando de alguma viagem, isso porque não estava acostumada a ver pessoas usando transporte público pra ir pro aeroporto/estação de trem/rodoviária. Londres é a capital do mundo (toma essa, Nova Iorque), e aqui tem muita gente de passagem, muitos aeroportos, muitas pessoas de negócios. É mala pra lá e pra cá. E claro, tem sempre o dia que é você ocupando mais espaço no metrô com as suas malas, a caminho de algum aeroporto! Aí é bem melhor : )

2. Os chicletes estampados nas calçadas
Esse mesmo colega de trabalho do Martin, quando eu perguntei das malas, me falou: 'ué, mas você não reparou nos chicletes?'. E aí eu prestei atenção e notei na quantidade absurda de chicletes pisados nas ruas e calçadas. Engraçado é que eu nunca vi ninguém cuspindo um, mas não tem um lugar que passei que não está decorado com chiclete. Inclusive até em calçadas novinhas, recém reformadas, os malditos já estão lá. Talvez isso esteja ligado com outra esquisitice londrina - a falta de lixeiras (que não coube nesse post porque tive que escolher apenas 5!)

3. Os homens de roupa social e meias coloridas
Lembro que entrei em parafuso fashion quando me mudei pra cá. Adorei que ninguém fica te medindo e as pessoas sentem-se muito mais livres para vestirem o que bem entenderem. Ninguém vai ficar te olhando se você colocar uma saia amarela com uma meia calça roxa, ou uma calça de moletom velha e furada com um salto alto. Pode testar, acredita em mim! Pois enfim, a liberdade fashion londrina pode também ser observada na turma dos engravatados, muitos dos quais não estão nem aí para a regra da 'meia social da cor da calça' (ou seria da cor do sapato?) e dão uma quebrada no look executivo usando meias coloridas e estampadas! E olha, não é um ou outro não - basta você andar pela City ou Canary Wharf na hora do rush pra ver. Eu acho super divertido, e aconselho todo mundo a se libertar das regras chatésimas de moda, seja em Londres ou em São Paulo.

4. Poder tirar dinheiro em qualquer caixa eletrônico
E o melhor: sem pagar taxa por isso! Talvez as coisas já tenham mudado no Brasil desde que me mudei pra cá (quase 7 anos!), mas lembro que era um saco ter que achar o caixa eletrônico específico do meu banco pra poder sacar dinheiro (ou então achar um 24 horas e pagar taxa....). Aqui em Londres você pode sacar no caixa eletrônico de outros bancos, e eles que se acertem. Muito mais fácil! Claro, existem caixas (principalmente dentro de bares e pubs) que lucram cobrando taxas, mas nos bancos mesmo, você não precisa se preocupar.

5. Previsão de nível de pólen
Vai fazer sol? Ou chover? E a temperatura? É o tipo de pergunta para a qual você espera uma resposta na previsão do tempo né? Pois aqui, durante a primavera e o verão, a previsão do tempo costuma incluir o nível de pólen no ar (alto/baixo/médio). Esquisito né? Isso porque aqui existe uma alergia chamada 'hayfever', que é basicamente uma alergia ao pólen. Eu nunca tinha ouvido falar disso no Brasil, e muita gente que nunca teve nenhum tipo de problema semelhante, descobre que tem hayfever quando chega aqui em plena primavera. Ah, e não é porque você passou uma primavera/verão imune que está livre para sempre: ela pode aparecer sem avisar no ano seguinte! A danada é terrível, a turma sofre com o nariz coçando, espirros, garganta doendo, olhos lacrimejantes e inchados. Eu já tive uma crise terrível de hayfever em Milão, mas ainda bem até hoje estou imune em Londres.

Se você gostou desse post, veja os demais da série Top 5 clicando aqui.

6 comentários:

  1. Helô, adorei! Meu marido é filho de inglês e acho que eles nascem com um gen que incapacita a pessoa de combinar meias com sapatos rsrs... A falta de lixeiras é por conta dos atentados, não? Eu me lembro quando era pequena e fomos a Londres, um taxista comentou a respeito do assunto, tinham tirado as lixeiras por conta disto. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Lu, eh por isso mesmo ! mas nem entrei nesse merito aqui pq ai ja dava outro post : ))))

      Excluir
  2. Gostei do Post :) A parte das lixeiras é estranha... não há?!
    Em relação aos caixas electrónicos (multibancos) em Portugal é igual, pode utilizar de qualquer banco e em qualquer lugar, desde de sempre.
    E para além de levantar dinheiro pode também carregar o celular (telemóvel), pagar contas e até comprar bilhetes para concertos de musica e festivais nos caixas electrónicos, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lixeiras existem, mas são raras! muito raras. vc pode andar quilômetros sem ver uma

      Excluir
  3. Anônimo6:51 PM

    O que me deixou fascinada aí foram os caixas eletrônicos na calçada, sem nenhuma cabine e você não correr o risco de ser assaltado por conta disso!
    Por aqui, essa questão do saque melhorou um pouquinho...agora temos direito a 4 saques "de graça" por mês na rede 24 horas!
    Um abraço, Luciene

    ResponderExcluir
  4. Adorei percebi as mesmas coisas quando cheguei.
    Sabe na parte sul do Brasil onde eu morava não tinha tantos muçulmanos, e foi uma das primeiras coisas que me chamou a atenção, muitas mulheres de Burcas/lenços, não tenho nada contra, só achei interessante mesmo.
    Outra coisa que me deixou meio frustrada no início, era um senhor varrendo a calçada dele e jogando o lixo para rua, lembro que fiquei indignada com aquilo acontecendo, passado um tempo, fiquei prestando atenção, e vi que passou aquelas vassouras (não sei o nome) eletrônicas limpando e me senti super aliviada hehehehehehe.
    Mas os chicletes me dão nos nervos tbm.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta