Exposição: Constable - The Making of a Master

outubro 12, 2014 Helô Righetto 3 Comentários

Não sei se foi coincidência, mas nessa temporada a Tate Britain e o Victoria & Albert montaram grandes exposições de artistas que foram concorrentes: Turner e Constable, respectivamente (já escrevi sobre a exposição do Turner aqui). 

Os dois viveram na mesma época e os dois retratavam paisagens, mas tinham estilos completamente diferentes. Diz a lenda que não se suportavam, e por causa disso muitos críticos escreveram matérias comparando as duas exposições. Bom, não sou crítica, mas agora que estive nas duas posso tambem dar meu veredito: Turner ganha,

Mas, competição a parte, a exposição do Constable no V&A está sim bem bonita. Como diz o nome ('The Making of a Master') o foco é na formação de John Constable, como ele começou e aprimorou sua técnica. 

Seu estilo era muitos mais tradicional e condizente com a época: paisagens bucólicas e interpretações mais realistas do que as pinturas de Turner, por exemplo (mas ainda assim ele recebia críticas de 'especialistas' que não gostavam do resultado, e achavam suas telas com cara de inacabadas).

O que mais me impressionou na exposição foi ver a quantidade de estudos que ele produzia antes de partir para a tela final. É muito bacana ver a evolução de um quadro e as mudanças feitas ao longo do desenvolvimento. 

Para quem quer ver tanto essa exposição quanto a do Turner na Tate Britain, aconselho a ver essa primeiro e ir para o Turner depois. 

'Constable - The Making of a Master' fica no Victoria & Albert até 11 de janeiro de 2015. 

3 comentários:

  1. Concordo.Turner ganha. E a rainha, que não é boba, nem nada, tem uma baita coleção das obras dele.#inveja.

    ResponderExcluir
  2. Maíra4:51 PM

    Oi.
    Desculpa perguntar por aqui, mas achei que você saberia me responder. Estou procurando o nome do arquiteto que fez aquela estrutura envidraçada da Fiera Milano. Vc saberia me dizer, por favor? Estou fazendo uma peça inspirada nela e queria colocar a referência.
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. Helo, não precisa aprovar meu último comentário com a pergunta sobre o nome do arquiteto. Acabei de encontrar. Obrigada ;)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta