5 hábitos irritantes que você vai adquirir quando se mudar para Londres

setembro 18, 2014 Helô Righetto 7 Comentários

1. EXCUSE ME
Ah, nada mais londrino do que falar EXCUSE ME daquele jeitinho grosseiro que turista acha que é educado para alguém parado do lado esquerdo da escada rolante. O seu primeiro EXCUSE ME será mais parecido com um excuse me: baixinho, envergonhado, quase pedindo desculpas. Ao longo dos anos você pega prática e assim que avisa o turista desavisado bloqueando o lado esquerdo e atrasando sua vida em 6 segundos solta um digno EXCUSE ME que na minha opinião deveria contar pontos pra cidadania britânica

2. Tentar evitar que alguém sente ao seu lado no ônibus/metrô/trem
Quando você entra no vagão do trem/metrô ou no ônibus, sempre vai ter uma pessoa tentando evitar que alguém sente ao seu lado colocando a bolsa no assento. Esse truque é engraçado, porque você vira os olhos quando vê, mas pode ter certeza de que tentará fazer o mesmo! O pior (melhor?) é que funciona, já que todo mundo prefere achar outro lugar do que pedir pra pessoa retirar a bolsa. E já vi, muitas vezes, pessoas ficarem de pé e deixarem o fulaninho com a bolsa ocupando espaço onde alguém poderia estar sentado. Uma coisa é tentar 'guardar' o assento quando existem outros disponíveis, outra é fazer cara de paisagem quando o trem fica lotado. Mas anota aí: você também vai fazer isso.

3. Byyyyeeeeeeeeee
Aqui, ninguém encerra conversa de telefone com 'beijo, tchau'. O pessoal fala tchau (bye) mesmo, mas não é apenas um 'bye'. É um bye com voz afinada e ênfase no 'y', então fica 'byyyyyyye'. Até conversas mais sérias, entre pessoas de voz grossa, podem terminar assim. Por que raios todo mundo tem que afinar a voz? É esquisitíssimo esse 'bye' meigo, acho demasiado irritante. Prefiro mandar beijo, mas quando estou ao telefone com alguém daqui, não tem jeito: sai o bye irritante.

4. Atravessar a rua loucamente
Todo londrino é um suicida em potencial, basta vê-los atravessando a rua em algum ponto super movimentado da cidade, como Piccadilly Circus e Oxford Circus. Quanto mais movimentado, mais chances você terá de ver um quase atropelamento. É um desespero pra atravessar a rua, estão sempre com muita pressa e parece que os 2 minutos do farol fechado para pedestres são uma ofensa. E aqui não é como nos Estados Unidos, que a pessoa bota um pé na rua e o carro para. Os motoristas não querem nem saber, continuam como se não tivesse um trouxa arriscando a vida passando na frente. Não tem um dia que eu não veja um doido passar raspando em frente um ônibus. MAS, vai chegar o dia que você vai fazer o mesmo. Atravessar como se fosse tirar o pai da forca: londrinos manjam muito.

5. Largar o jornal em qualquer canto
Adoro os jornais e revistas gratuitos distribuídos em Londres, mas detesto vê-los largados pelos cantos do metrô, trem, ônibus e estações. Por que ninguém leva o jornal para casa ou sei lá, joga no lixo depois? Apenas uma ideia. O problema é que é tradição 'reutilizar' o jornal deixado pelas pessoas por aí, e assim consecutivamente até o funcionário que faz a limpeza do metrô ter que catar tudo e jogar no lixo. Eu acho assim: pegou alguma coisa, precisa então ser responsável por jogar no lixo. Largar, simplesmente, não pode. Só que não posso atirar pedras porque né, quem nunca. Já fiz, pronto, falei. Esqueci o livro em casa, então peguei o jornal na entrada da estação e na hora que chegou a minha parada, deixei ele pra trás, no assento onde eu estava.


7 comentários:

  1. Tô me acabando de rir com esses hábitos, principalmente com o item 3 e o item 4 mostra as técnicas dos londrinos para atravessarem as ruas, hahha. O item 2 é igual em SP. Se há mais lugares eu procuro outro banco para sentar, mas se está cheio, eu peço licença pra pessoa me dar lugar. Eu não consigo fazer isso, juro! rsrs Quero que as pessoas peguem os lugares vagos, rsrss

    ResponderExcluir
  2. E aqui em SP, peço licença e faço cara feia para esse povo sem noção e educação que não sabe ficar à direita, quando não está com pressa ou atrasado. Ainda fazem cara feia! Morro de raiva, pois é tão simples, pq a pessoa fica lá tranquila no ritmo da escada, ninguém a atrapalha e ela não atrapalha ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Putz, a 1 e a 5 já tão na minha vida tem um tempo, vamos ver se nessa temporada desenvolvo os itens 2, 3 e 4! rs

    ResponderExcluir
  4. Inevitável! Ano e meio em Londres já está tudo isso no meu dia a dia. Acho que todos os itens deveriam contar pra cidadania!
    :)

    Dany Colares

    ResponderExcluir
  5. Putz, o 1 sinto muita falta! Em Paris é assim, já em Lyon... Ô raiva me dá! E o pior que não é ou duas, mas uma galera!!! Grrrrr!
    O 2 eu sempre faço (guilty!) e o 5 sou da mesma opinião é faço exatamente o contrário tb : ou deixo no banco onde tava ou, no melhor dos casos, levo pro trabalho e deixo na mesa de refeições :B

    ResponderExcluir
  6. Ah, esse "excuse me" me irritou muito quando fui à Londres pela primeira vez! Eles falam "excuse me" mesmo quando estão nos atropelando enquanto a gente para para olhar uma vitrine... kkk

    Sobre impedir que alguém sente ao lado, eu tb faço isso, mas SOMENTE quando existem outros lugares disponiveis! Lendo outros blogs de brasileiras fiquei sabendo que esse comportamento causa muita raiva e algumas escolhem de proposito sentar EM CIMA da bolsa ou casaco! Bom, comigo nunca funciona, sempre tem alguém que senta sobre a minha bolsa, dizendo "excuse me ou excusez-moi" (dependendo da nacionalidade!) e quando levanto de pé esquerdo jah cheguei a dizer "com tantos lugares livres (uma vez contei e tinha 11 lugares vazios no mesmo vagão!), pq sentar ao meu lado?" e eu troco de lugar. Se posso prefiro viajar confortavelmente sem ninguém me espremendo. :)
    Bom, em Londres quse fui atropelada varias vezes, olhando para o lado errado antes de atravessar!
    Sobre os jornais e revistas, detesto quando estão no chão, mas jah gosto de encontra-los disponiveis estrategicamente deixados sobre um assento de metrô e ônibus. Sempre aproveito para ler! Se não terminei, levo para casa, mas se termino, deixo para uma outra pessoa.

    ResponderExcluir
  7. Ja me habituei a soltar o PARDON quando tem gente parada no meio do caminho nas escadas/esteiras rolantes. Como moro na roça, atravessar a rua não é tão aventura de Indiana Jones. Pro item 2 eu tenho uma técnica: sento na poltrona do corredor (porque na minha roça so tem bus, mas quando é o metrô em Marseille uso a mesma tatica). Quando ta cheio, fico de pé, quando é o bus Aix-Marseille que não podemos viajar de pé, e em hora de pico, ja vou direto pra janela. Em compensação, quando o bus/tram/metrô estão super cheios e tem bolsas sentadas, eu visto a cara de pau e pergunto se a bolsa tb pagou passagem, ou simplesmente chego pra sentar (fiz isso em Estocolmo e as vikings não reclamaram, tem inclusive uma campanha no transporte publico sobre isso por la).

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta