Exposição: George Bellows, Modern American Life

junho 15, 2013 Helô Righetto 5 Comentários

Consegui visitar essa exposição na Royal Academy of Arts no penúltimo dia dela, há pouco mais de uma semana. Eu nunca tinha ouvido falar de George Bellows, mas fiquei atraída pela imagem usada para as propagandas no metrô, dessa obra aqui:


Bellows nasceu no fim do século 19 e morreu em 1925, muito jovem ainda, aos 42 anos. Pelo que li, não só na exposição mas pesquisando na internet depois que cheguei em casa, ele foi o artista mais bem sucedido de sua geração, e essa foi a primeira retrospectiva do seu trabalho no Reino Unido.

O que mais me chamou a atenção nessa retrospectiva foi a variedade de estilos das pinturas e gravuras: desde paisagens e retratos às lutas de boxe clandestinas em NY no começo do século. Mas não só isso: o tipo de pincelada muda também, é difícil acreditar que uma mesma pessoa seja tão talentosa a ponto de pintar quadros tão diferentes.



Enfim, adorei. Uma pena que a exposição tenha sido tão pequena - o curioso é quue quando cheguei em casa procurei saber mais sobre ele em alguns livros de história da arte que tenho e não achei sequer uma menção. Ainda bem que trouxe o catálogo pra casa!

5 comentários:

  1. Eu fui! Eu fui! Eu fui! ;))))

    (Col, engraçado que aquele meu quadro preferido não tem a ME-NOR graça sem ser ao vivo né? Aquele efeito lindo, vontade de ficar olhando pra sempre, só ao vivo mesmo, por isso que tem que ir (igual o Davi!)

    Tchau sua chatonilda. Não vou no cinema sem você tsá?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:53 PM

    Eu gosto muito do teu blog.tem sempre coisas interesantes e muita art!venho sempre ver se tem post novos! ja visitei muitos lugares e ja li muitos livros que recomendaste em teu blog! a primeira vez que encontrei o teu blog ,fui ler desde do prencipio! Bem,levei um mes hahaha.Eu tenho um dos quadros do George Bellows em casa em (Portugal) tivemos que por uma luz por cima para poder "brilhar" hahaha! realmente quando estao em exposicao ficam maravilhosos!

    ResponderExcluir
  3. Dulce2:54 PM

    nao consegui deixar o nome no comentario anterior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dulce! muito obrigada pelo comentário tao carinhoso! qual é o q vc tem em casa? fiquei curiosa, quero achar no Google ; )

      Excluir
  4. Helo ,eu tenho o quadro da primeira guerra mundial! gostei muito do quadro e a sua historia! ele e um pouco escuro,por isso tive que por uma luz por cima para realsar o brilho dele e a historia! apaixonei me!hahaha.Ha outros quadros dele que gostaria de ter!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta