Londres, essa cidade que não tem lixeiras.

março 14, 2011 Helô Righetto 5 Comentários

Uma coisa que eu reparei logo nos meus primeiros dias, quando ainda não conhecia ninguém e andava pela cidade inteira o dia todo (o dó), é a falta de lixeiras nessa cidade. Sério, você pode andar pelas principais ruas de Londres e ficar muito tempo com o seu lixinho na mão!

Até mesmo estações de metrô tem esse problema, e é claro que o resultado é o pior possível: a turma joga no chão mesmo. Turistas e moradores, já vi muita gente deixando seu copo de café no cantinho ou jogando sua embalagem de sanduíche na calçada. Vergonhoso, foi assim que sua mãe te ensinou?

Mas claro, isso da falta de lixeiras tem uma razão: lembram que lá pelos anos 80 rolava uns ataques terroristas de autoria do IRA (Irish Republican Army)? Pois é, pelo que entendi, as lixeiras eram um dos melhores lugares pra colocar as bombas. E aí, mesmo com o fim dessa história toda, a cidade não tem até hoje lixeiras suficientes.

Engraçado que Londres é relativamente uma cidade limpa. Isso porque um batalhão de pessoas trabalha varrendo e lavando calçadas e ruas (andando pela Oxford Streer é fácil ser atropelado por um carrinho varredor), então fico imaginando se não seria ainda melhor se as lixeiras dessem as caras por aqui!
Eu morro de vontade de sair correndo atrás das pessoas que jogam lixo no chão e dar uma bronquinha, mas acho que sou meio paranoica e fico com medo da reação que vou receber. Enfim, eu sei que a vontade de deixar seu copinho do Starbucks ali no corrimão da escada do metrô é grande, mas né, guarda na bolsa que você nem lembra! Chegou em casa, vai pro lixo!

5 comentários:

  1. Afe, mas eu to pra postar sobre exatamente isso fazem anos ha, ha, ha, mas sempre esqueco. Me da um nervoso e segundona chegando em Waterloo, pra descer naquela escada a caminho do hotel? Eu quase fecho o olho pra nao ver a sujeira. O Paul sempre xinga e nao acredita que eles ainda nao voltaram com as lixeiras nas ruas.

    Nao sei se vc jah viu na estacao de vauxhall eles colocam cartazes com a explicacao sobre o porque nao tem lixeiras,rs.

    Outra coisa que me irrita eh o pesao nos assentos de onibus, trens, tubes, mas isso eh outra coisa ha, ha, ha

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Paris tbm teve esse problema de bombas. Olha a solução encontrada: http://farm3.static.flickr.com/2176/1506897701_f1d3b2c369.jpg

    ResponderExcluir
  3. Dahiane1:27 AM

    Também passo mta raiva ao ver pessoas jogando lixo na rua, rodovia ou em áreas comuns... uma verdadeira falta de respeito e de educação! Em pensar que sempre chego em casa com os bolsos da calça e minha bolsa-mochila cheia de "lixinhos" que acumulo durante o dia e guardo para descartar no lugar devido: uma lixeira! E pior que a maioria das pessoas que jogam lixo em qlr lugar nem refletem que elas tbm serão prejudicadas com tanto lixo descartado no lugar errado! :(

    ResponderExcluir
  4. Helô, eu sei que é um saco... mas prefiro guardar meu lixinho na bolsa do que ficar com medo de um ataque terrorista. Mas que falta educação pro povo... ah isso falta!!!

    ResponderExcluir
  5. putz... nunca tinha reparado na falta de lixeiras na cidade... sempre coloco o lixinho num canto da bolsa msm.. rs... dps jogo tudo fora, qndo não vejo 1 litter por perto...
    com relação às bombas... já sofri mto com elas qndo criança... lembro que uma vez, acho q em Swiss Cottage, minha mãe e eu íamos encontrar uma amiga p ir às compras... quando descemos do metrô soou o alarme antibomba... foi 1 correria só... entramos no 1º trem... a sorte é q "servia" p gnt.. ou íamos parar mais no centro ainda, o q nessas horas não é aconselhável...
    tb teve 1 vez em baker street.. rs... mas deixa p lá!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta