Em pauta
Infelizmente, o curso Design, assim como a profissão de
Designer, ainda não é muito conhecido aqui no Brasil. Sempre é um sofrimento pra explicar pra alguém leigo (como eram meus pais e o Martin), a amplitude dessa profissão e os infinitos benefícios que ela pode trazer a população.
Então, nada melhor do q usar meu próprio blog pra tentar dar uma esclarecida nisso não é??? Não sei como não fiz isso antes...
Well, o Desenho Industrial começou a ser notado na Revolução Industrial, quando artistas começaram a intervir nas linhas de produção, tornando os objetos mais resolvidos esteticamente. Ou seja, o famoso
valor agregado. A partir daí, vieram diversos movimentos, como o Art Nouveau, o Art Déco, a Bauhaus, Modernismo, Pós Modernismo...ente muitos emuitos outros. Cada um deles sempre trazia um novo conceito, uma nova forma de projeto. E essa é a palavra chave do design:
PROJETO. Design não é só desenho não !!!!!!
Ao longo dos anos, os designers adquiriram mais e mais conhecimento, e , na minha humilde opinião como estudante, Design é uma mistura de arte e ténica, onde os profissionais da área buscam sempre o melhor: somar beleza a função, somar tecnologia a criatividade, somar produção seriada com realidade social.
Infelizmente, principalmente aqui no Brasil , o Design é acessível para poucos, pois adquiriu status de ser um luxo, uma peça. Ok, essa até pode ser uma vertente, pode ser até o melhor meio para financiar o q realmente o Design tem q acrescentar: reutilização de materias, cuidado com o meio ambiente, geração de renda, melhoria de vida da sociedade em geral.
falta muito, mas nós vamos chegar lá.
Você não sabe, mas o Design está mais perto do q vc imagina !!!!!!
Queria dedicar esse post pro Martin, q há 2 anos atrás estava cru, e hoje em dia está totalmente por dentro e apoia nossa causa (horas e horas de explicações e dedicação da professora aqui, hahaha). Engenheiro por formação, ele será Designer por casamento !!!!!!!
1 comentários:
Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta