Primeiro, vou explicar rapidamente o que é a tal da Page 3, afinal se você não mora aqui talvez nunca tenha ouvido falar dela (se bem que é quase uma instituição, conhecida em diversos países europeus, infelizmente): é uma seção do jornal The Sun (esse provavelmente muita gente ouviu falar, jornal sensacionalista que volta e meia publica manchetes toscas e mentirosas sobre celebridades) na qual diariamente são publicadas fotos de modelos com os peitos de fora.
Antes que você me chame de recalcada, feia gorda bobona e invejosa, quero dizer que a campanha - e eu, claro - não é contra as modelos, nem contra o direito de posar nua, muito menos contra os peitos. Eu sou fã de peitos, acho peitos lindos, adoro os meus. O que pega é o contexto - o que faz uma mulher semi nua bem no meio das notícias, justamente no jornal de maior circulação nacional? Não faz nada, só presta um belo de um desserviço a nossa sociedade que já é tão machista.
Você já imaginou se bem no meio do jornal do almoço o apresentador falasse: agora é a hora da gente ver a mulherada pelada. Não né? Não tem cabimento. Isso é objetificação, é falar para o mundo que é assim que tem ser - que em meio a homens vestidos e falando de negócios e assuntos do dia a dia, uma mulher só consegue espaço se ficar pelada.
Também não adianta vir com aquela fraquíssima desculpa: 'se não quiser ver não compra'. Não é assim tão simples. Quando alguém lê a Page 3 no trem, eu sou submetida a imagem da mulher em pose sexual de peitos de fora do meu lado. Assim como é a criança que está sentada na minha frente.
Gente, existem milhões de maneiras de ver peitos - mas o The Sun não é o lugar deles. A Page 3 só reforça o que já falei sobre outra campanha que apoio, Everyday Sexism.
Tenho ainda dezenas de argumentos, como a influência na formação das crianças e na auto estima feminina. Posso também contar que, durante nosso protesto no domingo, ouvimos alguns homens falando 'get your tits out' - um inclusive estava de mãos dadas com o filho pequeno - o que apenas reforça o que queremos dizer. Mas já escrevi demais, deu pra entender, certo?
São 43 anos - mas agora chega! Vamos assinar a petição e continuar gostando de peitos, mas lembrando que a mulher que os segura é ainda mais importante.
Ah, quem quiser comprar a camiseta, está a venda aqui: http://www.thefashionmove.co.uk/collections/t-shirts
Ah, quem quiser comprar a camiseta, está a venda aqui: http://www.thefashionmove.co.uk/collections/t-shirts
#nomorepage3 #newsnotboobs
Assinei lá. Por mim, tirava o The Sun de circulação, porque é uma publicação inútil, mas vai "democracia" yada, yada. Eu já estou toda invocada com essa história de peitos e homens pervertidos (depois da história do tarado da academia). Também adoro peitos, adoro o corpo humano em geral, adoraria ver o mundo todo feliz e pelado sem pudores. Mas acho desconfortável quando o zezinho tá com o jornal dobrado e a página 3 tá lá na minha cara, que não quero ver. E se fosse "democrático", a página 2 traria bundas maravilhosas de homens sarados. :-/
ResponderExcluirÓtimo post, Helo!! Tem que acabar mesmo...nada pior do que ter um idiota do seu lado no metrô lendo o The Sun...
ResponderExcluirShow, Helô!!! (e vc tá LINDA na foto da camiseta!)
ResponderExcluirHelô, maior apoio aqui desse lado do oceano. Assinei a petição, babei com as camisetas: quero todas!
ResponderExcluirE sim, tá linda na foto da camiseta mesmo!
Força aí!
Muito Bom, apoio!
ResponderExcluirAMEI! Estava curiosissima pra saber sobre o que se tratava!! Apoio total, como mulher, como mãe e como jornalista!
ResponderExcluirHelô, assinei a petição. O seu texto é esclarecedor e demonstra a importância desse protesto. Cansada dessa objetificação da mulher, machismo e o fato de sempre associarem peitos a sexo etc.
ResponderExcluirPrimeira vez no teu blog e gostei bastante:)
ResponderExcluirque bom!!! obrigada pela visita, espero que volte muitas vezes!
Excluirque legal você lá, helô!
ResponderExcluirAssinado!
ResponderExcluirÉ isso ai: chega de fazer dos corpos das mulheres objeto de desejo masculino! Somos gente, pessoas, não coisas!
Adoro o teu blog e gosto mais ainda quando salta a veia feminista!
:)
Gostei, Helo!!!
ResponderExcluirbjos,
Giu