Cadê os posts que estavam aqui?

janeiro 02, 2015 Helô Righetto 9 Comentários

2014 foi o ano com o menor número de posts nesse bloguinho. Foram 85 posts, 12 a mais do que em 2004, sendo que em 2004 o blog nasceu em agosto. Desde 2009 (ano que publiquei 367 posts) vem acontecendo essa diminuição, e me pergunto se esse será o fim natural não apenas desse, mas de muitos outros blogs que tem essa pegada mais pessoal.

Um monte de blogs pessoais que eu lia quando comecei a escrever 10 anos atrás já não existem. Alguns viraram blogs temáticos, outros misturam posts pessoais e de lifestyle (família, decoração, gastronomia) com posts de viagens. Enfim, cada um tomou um rumo.

Acho que muita coisa que antes se tornaria tema para post hoje vira foto no Instagram, pensamento solto no Twitter ou divagação no Facebook. E claro, quando o assunto é viagem, o post (ou melhor, os posts) vai parar lá no Aprendiz de Viajante.

E claro que aos 24 anos, idade que eu tinha quando publiquei o primeiro post aqui, eu tinha uma cabeça muito diferente. Na época o blog era meio escondido, então eu não me policiava: já falei mal do trabalho, já soltei os cachorros em cima de chefe, já divaguei sobre planos para o futuro, coisas que hoje em dia prefiro não compartilhar no blog.

Uma coisa que sinto muita falta aqui, e que me faz ficar mais nas redes sociais, é a interação. Seja um reply de um tuíte ou um comentário em uma foto no Instagram, sinto que estou sendo 'ouvida' muito mais do que sou aqui. E aí me pego pensando: então é pra encher meu ego que tenho esse blog?

Deve ser! E por enquanto ele vai continuar onde está, independentemente da quantidade de postagens. E fica aqui a minha primeira divagação de 2015.

9 comentários:

  1. Eu amo essa coisa pessoal e fiz o caminho inverso: saí de um blog onde postava fotos de casas de celebridades e looks de famosos, para registrar minha vida. Amo... Sejam 5 pessoas lendo, sejam 50!
    Nunca comento, mas estou aqui... Acompanhando! Certeza que tem mais gente...
    E mesmo que não tenha, pense que está registrando sua vida para você!
    Nada mais chato do que escrever o que imaginamos que os outros querer ler...
    Keep up the good work!
    Beijos e Feliz 2015

    ResponderExcluir
  2. Que engraçado, vc dizendo que com 85 posts o blog tá parado e eu comemorando porque postei mais de 50 vezes em 2014! ahuahauha
    E eu concordo com a Nathalia, registrar é importante nem que seja só pra você.. Mas aposto que tem um monte de gente que te acompanha sem comentar (eu mesma sou uma dessas, raramente lembro de comentar mas leio tudo e torço por vc).
    Espero que em 2015 voce se empolgue pra divagar mais aqui pelo blog. Nem só de blog de viagem/decoracao/moda se faz a internet :-)
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Olha Helo, muitas coisas eu posto no blog é registro para mim...tem posts nada a ver (como o da loteria), mas que estava afim de escrever naquele momento. Eu, em quase cinco anos de blog, tenho pouco mais de 220 posts...e assim como no facebook, às vezes penso duas vezes em escrever algo que vai criar polêmica e tal...enfim...continue com seu blog que eu o leio sempre :-)

    ResponderExcluir
  4. Maria Cecília Pedrosa7:33 PM

    Helô, não deixe de escrever aqui!
    Acompanho sempre o seu blog, mas acho que é a primeira vez que comento...
    Adoro os seus posts, suas reflexões e suas percepções sobre Londres!
    Feliz 2015 e continue escrevendo!
    Um grande abraço!
    Cecília.

    ResponderExcluir
  5. Sabrina Goulart9:00 PM

    Sou mais uma que te acompanha sem comentar...Nem lembro como cheguei no seu blog, mas te acompanho ha alguns anos ja. Quando comecei a ler seu blog morava no Canada e nem tinha planos de morar em Londres. Mas o mundo da voltas e me mudei para Londres ha dois meses. Seu blog foi e tem sido muito util, obrigada! Feliz 2015!

    ResponderExcluir
  6. A quantidade de postagens não importa, pois a gente gosta é do conteúdo delas, seja qual for a periodicidade!! E continue aí, firme e forte divagando com a gente! :) Feliz 2015!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Helô, acho que o grande lance de ter um blog diário é poder ler e se enxergar com outros olhos depois de um tempo! Eu sei que eu leio sempre e adoro seus posts justamente por causa dessa pegada pessoal! Beijos, Luana

    ResponderExcluir
  8. Helô, não é questão de ego, mas um espaço "seu" em que vc se sente mais a vontade pra dizer/mostrar certas coisas que não cabem em outro espaço, por exemplo. E sempre é mais fácil alguém comentar sobre uma foto no instagram ou curtir/retuitar algo, do que escrever mais, comentar um texto super bacana, criar uma discussão legal. Acredito que isso esteja ligado às ferramentas que temos hj, com essa facilidade e tudo muito rápido.
    E a pouca interação não é pq alguém não tenha gostado de um texto, mas acho que a pessoa tenta ser mais específica, mais direta e, por vezes, acaba desistindo ou não pensa em escrever, enquanto uma foto maravilhosa ou interessante é respondida com um "que lindo, adorei" e basta, pelo que vejo.
    Os textos sobre as cinco coisas de Londres, dos 59 objetos, de literatura (adoro quando vc posta sobre um livro que está lendo/já leu), os programas que assiste aí etc, são deliciosos de ler.
    E como vc me disse um dia por e-mail "escreva quando tiver vontade, quando queira falar sobre algo importante para mim ou que eu goste muito, mas sem obrigação, jamais pensando pq não postei nada há uma semana". Com o tempo, os nossos interesses, prioridades, preocupação podem passar por mudanças e acabam refletindo na nossa escrito, no que queremos passar.
    Por fim, não deixe esse espaço, pq vc tem muito a dizer, sabe fazer isso muito bem com as palavras e acrescenta muito com a sua visão de mundo e modo como leva a vida, tanto que foi uma das inspirações pra eu criar o meu blog. Vc tem muitos admiradores neste espaço, tenha certeza disso! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Jacqueline1:47 PM

    Helô, eu acho o máximo que seu blog tenha atravessado (mais) de uma década de vida. Para mim não seria Ego, mas sim a oportunidade de ter aonde 'guardar' as experiências e dividir com quem estiver interessado em acompanhar. Sempre tem! Eu mesma vira e mexe leio alguns dos meus preferidos, seja por estilo de vida, assunto ou fotografia...
    Nos meus 6 anos de Itália (e 1 de Londres) eu ensaiei 1000 vezes fazer um blog pessoal e, ora por um motivo, ora por outro, postergava. Talvez porque eu não fosse 100% segura de fazê-lo. Também pensei no ego, na demasiada quantidade de informações pessoais na rede, na pressão de TER que escrever, ou mesmo de passar a fazer passeios mecanizados para TER que por no blog, enfim...
    Hoje, a minha conclusão é: eu deveria ter feito o blog sim! Simplesmente pela oportunidade de ter conhecido ainda MAIS pessoas legais - o que aconteceu mesmo eu não tendo um blog, mas somente lendo o das (hoje) amigas... conhecidas, etc. Ou mesmo para poder relembrar (como diário mesmo!) e ter a mão detalhes e info de lugares e experiências que hoje... custo a lembrar rs..
    Estacione se for necessário, mas...não pare o blog! :)
    bjo! Jacq

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta