Exposição: Lucian Freud Portraits

maio 21, 2012 Helô Righetto 3 Comentários

Sábado finalmente fomos na exposição do Lucian Freud na National Portrait Gallery: eu comprei os ingressos há uns 3 meses, e até já tinha comprado o catálogo pra me interar melhor sobre o conteúdo da exposição. Lucian Freud, (neto de Sigmund Freud) que morreu ano passado aos 88 anos, é um dos maiores nomes da pintura realista contemporânea, e deixou um legado maravilhoso para a história da arte britânica.

Reflection (Self-Portrait), 1985
A exposição, como diz o nome, é um apanhado geral dos retratos que ele pintou ao longo de toda sua carreira e é possível notar com clareza a evolução no estilo do pintor.

Mas por que os retratos feitos por Lucian Freud são tão impactantes? Primeiro, por causa das pinceladas, da técnica do artista. A gente percebe que ele esmiuça a pele de seus modelos, representando as nuances de luz e textura em blocos de cores. Mas, mesmo assim, os retratos são muito, muito realistas. Outra característica é a intimidade do momento e a relação entre ele e a pessoa sendo pintada. Afinal, Freud escolhia a dedo quem ia "se tornar" um quadro seu: ele precisava sentir que a química fosse boa, que a pessoa fosse expressiva e um tanto quanto melancólica.

Large Interior, W11 (after Watteau) (1981-3)
A modelo Sue Tilley em frente ao quadro Benefits Supervisor Sleeping (1995), no qual é retratada
Melancolia é mesmo a palavra ideal para caracterizar o conjunto da obra. Os nus principalmente, são super fortes, as poses não são nada poéticas. O corpo é escancarado, sem pudores.

Freud era rígido e muito detalhista: fazia os modelos posarem por horas (Dadid Hockney posou pra ele por 130 horas e quando pediu pro amigo retribuir o favor só consguiu que Freud posasse por 2 horas e meia), dias, meses, e as vezes levava anos pra terminar um pintura.

A exposição fica em cartaz aqui em Londres só mais essa semana, e caso você tenha a oportunidade de ver, não pense duas vezes. Vale lembrar que Freud participou ativamente do planejamento da exposição, inciado em 2006, até o dia de sua morte em julho de 2011.

3 comentários:

  1. Adoro esse auto-portrato dele!
    Eu sempre tive uma curiosidade: será que a rainha da Inglaterra gostou do quadro que ele fez dela??? Se fosse eu não teria gostado! :P

    Se souberes de uma grande exposição sobre Francis Bacon em Londres ou arredores, avise por favor! :)

    ResponderExcluir
  2. Uau, você está ficando especialista em falar de exposições! Muito legal o post. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. excelente o post. eu fui ver essa exposicao do brilhante Lucian Freud. o cara era genio mesmo. e que telas enormes. que trabalho apurado e demorado que devia ser tanta arte. super super bacana. comprei o livro da exposicao.
    abraco e parabens pelo blog otimo,
    Kalina
    http://thesotontimes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta